ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: OS DESAFIOS DA QUALIFICAÇÃO COTIDIANA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Maristela Angotti

Resumo


O artigo se propõe a analisar algumas questões fundamentais para poder melhor qualificar a Educação Infantil, dentre elas: a formação de professores; os princípios norteadores da aprendizagem e do desenvolvimento de adultos no exercício profissional; e a instituição de educação infantil enquanto espaço possível e privilegiado de formação em serviço. As análises e proposta realizadas fundamentam-se em dados de pesquisas, em experiências singulares de instituições que mantém gestão partilhada e investimento no protagonismo docente, além de fundamentação teórica relativa a formação, aprendizagem e o desenvolvimento profissional de educadores infantis. Defende-se a necessária “unidade institucional” enquanto condição fundamental para que se possa implementar qualquer proposta relativa à integração de contextos educativos nos quais as crianças estejam inseridas, como condição de criar situações e compromissos de co-responsabilidade entre educadores profissionais e leigos pela formação e desenvolvimento integral da criança.


Palavras-chave


Educação Infantil; formação contínua; aprendizagem e desenvolvimento profissional; integração de contextos; instituição formadora.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.158


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com