O DIÁRIO DE TURMA COMO INSTRUMENTO CURRICULAR PARA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA MORALIDADE: OS JUÍZOS SOCIAIS DE CRIANÇAS E ADULTOS SOBRE INCIDENTES NEGATIVOS DA VIDA EM GRUPO

Fátima Vieira

Resumo


Este artigo apresenta um estudo exploratório em torno de juízos sociais de crianças e adultos sobre incidentes da vida social, em quatro salas portuguesas de educação pré-escolar que implementam o Modelo Curricular da Escola Moderna. Durante o ano escolar estes juízos sociais são registrados no Diário de Turma. O estudo é apoiado na perspectiva de Turiel sobre o desenvolvimento social. Esta abordagem permite analisar o desenvolvimento social dentro de dois domínios: o domínio moral e o domínio convencional. A análise de dados mostra que as crianças são mais sensíveis a problemas de natureza interpessoal/moral, do que, a eventos sócio-convencionais; os adultos valorizam mais estes últimos. Muitos dos incidentes críticos que são alvo de juízos negativos combinam questões morais e convencionais. O estudo salienta a importância do Diário de Turma como instrumento pedagógico que regula o clima social da classe.


Palavras-chave


Domínio moral; Domínio Convencional; Modelo Curricular da Escola Moderna; Diário de Turma.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.156


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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