Chamadas de textos para os próximos números temáticos

NÚMERO: mai./ago. - 2017

TEMÁTICO: “LEITURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES”

EMENTA: O objetivo deste dossiê temático é proporcionar um espaço para potencializar o debate acerca da leitura e da formação de professores. Para tanto, são pertinentes artigos que apresentem: abordagens teóricas e críticas; revisão bibliográfica ou estado da arte; debate a respeito de vertentes teóricas; análise de currículos; a importância da preparação inicial do docente; ações e encaminhamentos da formação continuada para o desenvolvimento profissional; o papel e a relevância da leitura em cursos de formação de professores; estudos comparados entre a formação docente brasileira e a de outros países; políticas educacionais que se voltam para a formação inicial e contínua; articulação entre a universidade e a escola; a relação entre teoria e prática no trabalho de formação docente; outros enfoques que envolvam a articulação entre leitura e formação de professores.

PRAZO PARA SUBMISSÃO: 19/03/2017 a 20/04/2017

NÚMERO: set./dez. - 2017

TEMÁTICO: “EDUCAÇÃO E PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA”

EMENTA: Este dossiê terá como objetivo divulgar artigos provenientes de ensaios teóricos originais e/ou resultados de pesquisas que abordem a educação e o cuidado de bebês em instituições coletivas de educação infantil e, ainda, que enfatizem as singularidades que marcam a primeiríssima infância, bem como as peculiaridades comunicativas e expressivas destes sujeitos de pouca idade.

PRAZO PARA SUBMISSÃO: 10/05/2017 a 04/06/2017