“DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR”:

O AGRO QUER SER POP NAS ESCOLAS COMBINANDO FORÇA E CONSENSO

Autores

  • Warllen Torres Nannini IFSULDEMINAS-Campus Poços de Caldas
  • Marcus Marcusso IFSULDEMINAS Capus Poços de Caldas

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v25i1.10370

Resumo

RESUMO: Este trabalho analisa o movimento “De Olho no Material Escolar”, o programa é um projeto político-ideológico do setor agroindustrial que reivindica a revisão dos conteúdos de ensino e uma nova postura dos professores no que concerne as temáticas relacionadas ao modelo de produção do agronegócio. Assim, legitima de forma inovadora e sofisticada (coerção e consenso) uma imagem supervalorizada do agronegócio nas escolas. Os procedimentos metodológicos incluíram a revisão bibliográfica e documental acerca dos temas em questão. O “De Olho no Material Escolar” atua através de um conjunto de práticas coercitivas, consequentemente, retira a autonomia do docente no processo pedagógico e, paralelamente, inibe o desenvolvimento do pensamento crítico no aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Marcusso, IFSULDEMINAS Capus Poços de Caldas

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Professor EBTT de História do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Câmpus Inconfidentes. Docente no Mestrado Profissional ProFEPT - Polo IFSULDEMINAS. Atualmente é coordenador da Licenciatura em História do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes Tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em História da Educação e Educação Militar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Militar - História da Educação - Epistemologia da Educação - História do Brasil República.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Como Citar

Nannini, W. T., & Marcusso, M. (2024). “DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR”:: O AGRO QUER SER POP NAS ESCOLAS COMBINANDO FORÇA E CONSENSO . PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 25(1), 319–350. https://doi.org/10.33026/peg.v25i1.10370