DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: APONTAMENTOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO NACIONAL – TO

Autores/as

  • Atamis Antonio Foschiera
  • Luziane Miranda da Silva
  • José Pedro Cabrera Cabral

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9676

Resumen

É importante compreender como a política pública de educação do campo tem se desenvolvido nos municípios, de maneira que ela seja afirmada como direito do povo e não mercadoria. Por isso, esse trabalho objetivou identificar a situação e os desafios das escolas municipais do campo no município de Porto Nacional – TO, 2018.  Como metodologia de coleta de dados primários realizou-se: entrevista, observação e aplicação de questionários. Dados secundários foram obtidos através análise documentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Nacional e de textos acadêmicos relacionados ao tema. Os resultados mostram que os desafios em destaque são: insuficiência de recursos financeiros destinados às escolas; predominância de um ensino tradicional com ausência e/ou fragilidade de princípios, políticas e práticas da educação do campo; falta de formação continuada de professores e incentivos financeiros que diminua a rotatividade desses profissionais nas escolas; quebra e atraso no transporte escolar; estrutura física limitada e fechamento de escolas.

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Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Antonio Foschiera, A., da Silva, L. M., & Cabral, J. P. C. (2023). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: APONTAMENTOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO NACIONAL – TO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 24(1), 229–256. https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9676