OS REVIRANTES E AS PRÁTICAS TERRITORIAIS DA COLETA SELETIVA EM UBERABA-MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9200

Resumen

Este artigo pretende exprimir as práticas territoriais dos homens e mulheres que reviram as lixeiras em busca de materiais recicláveis na cidade de Uberaba-MG. O ato de revirar as sobras da sociedade em busca de materiais para negociação no que temos proposto chamar de Circuito Espacial Produtivo dos Recicláveis (CEPR) é analisado a partir das categorias trabalho e território praticado. As práticas territoriais e o trabalho de catação foram analisados com base nos conceitos alinhados a Geografia do Trabalho. Foram entrevistados dezesseis (16) catadores, sendo doze (12) do sexo masculino e quatro (4) do sexo feminino. Durante a sistematização das entrevistas, foram colhidas as ideias centrais dos(as) entrevistados(as) e em seguida criou-se um único discurso entre eles no intento de estabelecer as representações sociais.

Palavras-chave: Catadores; Trabalho; Coleta Seletiva; Circuito da Reciclagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauro Cristiano de Paula

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014), graduação em Tecnologia em Desenvolvimento Social pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2008) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Atualmente é colaborador técnico da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Reci e professor da educação básica da Escola Estadual Quintiliano Jardim. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento social, geografia., movimentos sociais, prática educativa, currículo, mobilidade urbana e catadores.

Publicado

2023-11-14

Cómo citar

de Paula, M. C. (2023). OS REVIRANTES E AS PRÁTICAS TERRITORIAIS DA COLETA SELETIVA EM UBERABA-MG. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 24(1), 417–450. https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9200