MODELO COOPERATIVO OPERACIONALIZADO PELA COAMO E SUA COOPERATIVA DE CRÉDITO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.8567

Resumen

O cooperativismo que, emergiu como uma forma organizativa de resistência ao capitalismo, vai ao longo da história se moldando e se adaptando como forma de sobrevivência ao mercado. Dentre um dos princípios cooperativos tem-se a intercooperação que oferece relevantes vantagens organizativas entre cooperativas, empoderando-as através da junção das fortalezas. Neste contexto, este estudo objetiva identificar os tipos de relações fundantes no processo de articulação socioeconômica desenvolvidas pela Coamo Agroindustrial Cooperativa e sua Cooperativa de Crédito, a Credicoamo, as quais, através de sua estreita conexão, constituem a maior cooperativa agrícola da América Latina. Este trabalho é resultante de parte dos estudos e diagnósticos obtidos durante pesquisa de mestrado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosecleia Burei Presa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Ciências Contábeis com especializações em Adminsitração Financeira e Controladoria, Crédito Rural e Cooperativismo Solidário, Educação Profissional e Tecnológica. Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Pesquisadora associada ao NECOOP - Núcleo de Estudos em Cooperação e Agroecologia, colaboradora  voluntária no grupo PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia.

Pedro Ivan Christoffoli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável, docente no Programa de mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Federal da Fronteira Sul, Coordenado do NECOOP - Núcleo de Estudos em Cooperação e Agroecologia, tutor colaborador  grupo PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia.

Publicado

2022-08-13

Cómo citar

Presa, R. B., & Christoffoli, P. I. (2022). MODELO COOPERATIVO OPERACIONALIZADO PELA COAMO E SUA COOPERATIVA DE CRÉDITO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(3), 308–330. https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.8567

Número

Sección

DOSSIÊ "TRABALHO E COOPERATIVISMO RURAL INSERÇÕES E CONTRAPOSIÇÕES AO SISTEMA CAPITALISTA"