UMA RELEITURA SOBRE A EMERGÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO INICIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO BRASIL: O SETOR INFORMAL COMO FATOR CRUCIAL

Autores/as

  • Tiago Roberto Alves Teixeira Pesquisador Membro do grupo de pesquisa Estudos Regionais: Geo-histórico, Sócio-cultural, Econômico, Educacional e Ambiental (GERA) – UNESPAR, Campo Mourão-PR.
  • Aurea Andrade Vianna de Andrade Professora Doutora no Departamento de Geografia da UNESPAR, Campo Mourão.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.8228

Resumen

A literatura dominante relacionada a estudos sobre os arranjos produtivos locais no Brasil tem dado foco nas interações entre firmas para explicar a emergência e desenvolvimento inicial de tais arranjos. Fatores como cooperação, trocas de informação, conhecimento tácito, formas de governança e a presença de uma mão de obra especializada são extensivamente exploradas como os motivos principais de tal emergência e desenvolvimento. Apesar de muitos estudos identificarem a importância do setor informal para a emergência e desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, a maioria dessas pesquisas são demasiadamente descritivas e raramente desenvolvem uma teoria que discuta tal relação. Nesse sentido, o presente artigo buscará teorizar a relação entre o setor informal (e mais especificamente dos trabalhadores informais) e a emergência e desenvolvimento inicial dos arranjos produtivos no Brasil. Argumentaremos que o setor informal possui um papel de extrema importância em tais processos, necessitando de mais atenção por parte dos pesquisadores.

Descargas

Biografía del autor/a

Tiago Roberto Alves Teixeira, Pesquisador Membro do grupo de pesquisa Estudos Regionais: Geo-histórico, Sócio-cultural, Econômico, Educacional e Ambiental (GERA) – UNESPAR, Campo Mourão-PR.

Doutor em Geografia Econômica pela Syracuse University, NY, USA (2019). Mestre em Geografia pela UNESP - Rio Claro (2013).

Aurea Andrade Vianna de Andrade, Professora Doutora no Departamento de Geografia da UNESPAR, Campo Mourão.

Professora Doutora no Departamento de Geografia da UNESPAR, Campo Mourão.

Publicado

2021-03-02

Cómo citar

Teixeira, T. R. A., & de Andrade, A. A. V. (2021). UMA RELEITURA SOBRE A EMERGÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO INICIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO BRASIL: O SETOR INFORMAL COMO FATOR CRUCIAL. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(3), 80–108. https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.8228

Número

Sección

ARTIGOS