A AGRICULTURA FAMILIAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS POVOS AMAZÔNICOS: O CASO DO MUNICÍPIO DE MARAPANIM, PARÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7792

Resumen

Este estudo objetivou caracterizar e analisar o perfil e a estrutura produtiva de agricultores de três comunidades rurais (Cipoteua, Guarajubal e Porto Alegre) do município de Marapanim-PA. Foram aplicados formulários semiestruturados aos agricultores e os dados coletados foram analisados quantitativamente em frequências e pelo Teste G. Nas três comunidades, os agricultores foram predominantemente nativos, com mínima escolaridade e poder aquisitivo, e a agricultura correspondeu a uma alternativa de produção de alimentos e de renda. Tais produtores não diferiram em relação aos fatores socioeconômicos, exceto quanto à renda mensal. A agricultura praticada era de base familiar, pelo sistema tradicional, sendo a mandioca o produto mais cultivado e a farinha, o sub-produto mais comercializado. As famílias de Cipoteua foram as mais dependentes da agricultura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raynon Joel Monteiro Alves, Universidade Federal do Pará

Graduado em Ciências Naturais com habilitação em Biologia e Mestre em Ciências Ambientais, ambos pela Universidade do Estado do Pará. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental; diagnósticos socioeconômicos, ambientais e institucionais; desenvolvimento sustentável; uso e gestão de recursos naturais, com ênfase em comunidades rurais. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia, da Rede Bionorte, Universidade Federal do Pará, atuando na linha de pesquisa: "Bioprospecção e desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos", desenvolvendo estudos sobre briófitas amazônicas e o controle sustentável de insetos-praga.

Ana Lúcia Nunes Gutjahr, Universidade do Estado do Pará

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1983), Especialização em Sistemática Zoológica pela UFPA (1984), Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia -INPA (1989) e doutorado em Ciências Biológicas - INPA (Entomologia) (1996). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes - RJ (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UEPA, Lider do Grupo de Pesquisa intitulado Pesquisas Interdisciplinares em Biodiversidade Amazônica e pesquisadora colaboradora do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Ecologia e Taxonomia de Insecta, atuando principalmente nos seguintes temas: Orthoptera-Acridoidea terrestres e semi-aquáticos, Coleções Científicas, Biodiversidade, Comportamento populacional, Artrópodes associados à macrófitas aquáticas

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará Universidade Federal do Pará

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pará (1991); Bacharel em Física pela Universidade Federal do Pará (1994); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1995) e Doutor em Ciências, na modalidade Física, pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Pará e Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará. Sua linha de pesquisa é Estudos e Pesquisas Interdisciplinares que envolvam Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação, Cultura, Saúde e/ou Meio Ambiente. Outra linha de pesquisa de interesse é a Modelagem Ambiental e Ecológica de Ecossistemas Amazônicos.

 

Publicado

2021-03-02

Cómo citar

Alves, R. J. M., Gutjahr, A. L. N., & Pontes, A. N. (2021). A AGRICULTURA FAMILIAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS POVOS AMAZÔNICOS: O CASO DO MUNICÍPIO DE MARAPANIM, PARÁ. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(3), 109–127. https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7792

Número

Sección

ARTIGOS