LUTA DE CLASSES, MEMÓRIA E REPRODUÇÃO CAMPONESA: A QUESTÃO DA LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO CANGUSSU – BA

Autores/as

  • Aline Farias Fialho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • João Diógenes Ferreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Suzane Tosta Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i2.5758

Resumen

O presente trabalho teve como principal objetivo refletir como as relações existentes entre reprodução camponesa, luta pela terra e memória, a partir da realidade apresentada no Assentamento Cangussu, localizado no município de Barra do Choça – BA, fornecem elementos para a compreensão da centralidade da luta de classes na sociedade contemporânea. O processo de ocupação das terras que culminaram na construção do Assentamento Cangussu, analisado por meio da memória que estes assentados apresentam, permite-nos afirmar que a luta pela terra é uma das expressões da luta de classes no campo e se configura como uma forma de oposição aos interesses da classe dominante para o campo brasileiro, manifestada, também, no plano da memória.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Farias Fialho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista (PPGMLS/UESB). É vinculada ao Grupo de Pesquisa “Trabalho, Mobilidade e Relação Campo-Cidade na Produção do Espaço” (LEAU/UESB-CNPq).

João Diógenes Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor doutor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista (PPGMLS/UESB).

Suzane Tosta Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Geografia da UESB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Mobilidade e Relação Campo-Cidade na Produção do Espaço (LEAU/UESB-CNPq). Pesquisadora do Grupo: Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (UFS/CNPq).

Publicado

2018-09-24

Cómo citar

Fialho, A. F., Santos, J. D. F. dos, & Souza, S. T. (2018). LUTA DE CLASSES, MEMÓRIA E REPRODUÇÃO CAMPONESA: A QUESTÃO DA LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO CANGUSSU – BA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(2). https://doi.org/10.33026/peg.v19i2.5758

Número

Sección

ARTIGOS