TRANSFORMAÇÕES E EXCLUSÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR SUCROENERGÉTICO BRASILEIRO: O CASO DO GRUPO RAÍZEN

Autores/as

  • Altacir Bunde Universidade Federal do Pampa, Unipampa, Campus de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Manoel Calaça Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i3.5517

Resumen

Com o uso de processos tecnológicos e de automação, ou seja, por meio de um aparato tecnológico, a partir de uma combinação entre a mecânica, a eletrônica e sistema de informação o grupo econômico Raízen realiza a fusão territorial, padronizando, assim, a exploração da força de trabalho humana, mesmo que geograficamente as usinas pertencentes ao grupo estejam dispersas. Esse modelo vem excluindo milhares de trabalhadores da atividade e impondo sobre os demais uma espécie de chicote eletrônico, elevando, assim, sua exploração e exclusão. Neste sentido, o presente artigo investiga as transformações, exploração e exclusão nas relações de trabalho no setor sucroenergético brasileiro, em especial no grupo Raízen. Em nossa investigação, utilizamos pesquisa teórica, documental e de campo, realizando entrevistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Altacir Bunde, Universidade Federal do Pampa, Unipampa, Campus de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goias (UFG), campus de Catalão; doutorado em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal de Goias (UFG); professor de Economia Brasileira do curso de Ciências Econômicas e de Relações Internacionais, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Santana do Livramento (RS). Coordenador do Grupo de Estudos Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Território - GEISAT.

Manoel Calaça, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais.

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (1974), mestrado em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro (1983) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: migração, modernização do campo, territorializaçao do capital no Cerrado, relações de trabalho, mobilidade populacional e agriculturae movimentos sociais no campo.

Publicado

2019-01-21

Cómo citar

Bunde, A., & Calaça, M. (2019). TRANSFORMAÇÕES E EXCLUSÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR SUCROENERGÉTICO BRASILEIRO: O CASO DO GRUPO RAÍZEN. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(3), 144–175. https://doi.org/10.33026/peg.v19i3.5517

Número

Sección

ARTIGOS