“TRAGÉDIA ANUNCIADA” DA NEOBARBÁRIE: SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NA UHE JIRAU (RO)

Autores/as

  • José Alves Universidade Federal do Acre, UFAC, Rio Branco (AC), Brasil.
  • Antonio Thomaz Junior

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i1.5352

Resumen

Este texto tem como objetivo analisar a problemática da precarização e da superexploração nas relações de trabalho na Usina Hidrelétrica Jirau, localizada no município de Porto Velho (RO), compreendendo-a no contexto do desenvolvimento do capitalismo brasileiro sob o “Novo Desenvolvimentismo”, onde a Amazônia se consolida como a nova fronteira hidroenergética nacional. Como recorte para a análise deste artigo, destacaremos as condições de saúde e segurança do trabalho durante a construção do empreendimento. Tomaremos como base teórico-metodológica a Geografia do Trabalho, o debate sobre segurança e saúde do trabalho, documentos oficiais de órgãos governamentais, entrevistas com sindicato, trabalhadores e agentes públicos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Alves, Universidade Federal do Acre, UFAC, Rio Branco (AC), Brasil.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2002), Mestrado (2004) e Doutorado (2014) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Acre, onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tutor do grupo PET Geografia UFAC nos períodos de 2009-2010, e desde 2014. Tem experiência na área de Geografia do Trabalho, Regional e Agrária. Membro do CEGeT – Centro de Estudos de Geografia do Trabalho e Grupo de Estudo em Produção do Espaço na Amazônia (GEPEA).

Publicado

2018-06-04

Cómo citar

Alves, J., & Thomaz Junior, A. (2018). “TRAGÉDIA ANUNCIADA” DA NEOBARBÁRIE: SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NA UHE JIRAU (RO). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(1). https://doi.org/10.33026/peg.v19i1.5352

Número

Sección

ARTIGOS