A INSERÇÃO DE MULHERES NA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO NAVAL E OFF-SHORE EM RIO GRANDE-RS: A RELAÇÃO COM O SINDICATO

Autores/as

  • Susana Maria Veleda da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Andressa Cristiane Colvara Almeida Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v16i2.3920

Resumen

A partir dos elementos teórico-conceituais trabalho, gênero e territorialidade, a pesquisa está contextualizada na primeira década do século XXI e nas mudanças econômicas ocorridas no município de Rio Grande (RS), decorrentes das políticas de âmbito nacional, com destaque para a indústria de construção naval e off-shore. O estudo tem por objetivo analisar a relação das trabalhadoras com o sindicato dos metalúrgicos. A pesquisa qualitativa empregou, como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e observações da atuação das trabalhadoras e do sindicato durante greves e paralisações. A pesquisa realizou análise de conteúdo, utilizando, como ponto de partida, o software NVIVO 9. As trabalhadoras apresentaram algumas reivindicações específicas e foram elencados itens esclarecedores para uma baixa participação das entrevistadas nas ações sindicalistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Susana Maria Veleda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena (Universidade Federal do Rio Grande / FURG, 1987); mestrado em Sociologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS, 1999); doutorado em Geografia Humana (Universitat Autònoma de Barcelona / UAB, Espanha, 2004) e pós-doutorado (Universitat Autònoma de Barcelona / UAB, Espanha, 2012). Professora de Geografia no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisadora do Núcleo de Análises Urbanas (NAU/FURG). Pesquisadora do Grupo de Investigación de Geografía y Género da Universitat Autónoma de Barcelona/UAB. Representante da América Latina na Comissão de Geografia e Gênero da União Geográfica Internacional (UGI) no período 2008-2012. Tem experiência na área de Geografia humana, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e população com ênfase nas relações de gênero e nas Geografias feministas.

Andressa Cristiane Colvara Almeida, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Participa de pesquisas ligadas às questões de gênero e suas relações com o trabalho pelo Núcleo de Análises Urbanas da FURG.

Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Veleda da Silva, S. M., & Colvara Almeida, A. C. (2016). A INSERÇÃO DE MULHERES NA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO NAVAL E OFF-SHORE EM RIO GRANDE-RS: A RELAÇÃO COM O SINDICATO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 16(2). https://doi.org/10.33026/peg.v16i2.3920

Número

Sección

DOSSIÊ "TRABALHO, GÊNERO E TERRITÓRIO"