HEGEMONIA NEOLIBERAL, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO E ADOECIMENTO – UMA ANÁLISE A PARTIR DE OURINHOS – SP

Autores/as

  • Adilson Toledo Bernardes FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v16i0.3529

Resumen

As transformações recentes da estrutura produtiva do capitalismo trouxeram novas roupagens ideológicas e políticas ao seu processo de reprodução societal, nesse contexto as reformas neoliberais da educação surgem e trazem consequências para o trabalho exercido pelos profissionais envolvidos, dentre estes, os docentes da educação básica. O governo do Estado de São Paulo incorpora essa ideologia e passa a adotar diversas práticas que sucateam o ensino público e precarizam o trabalho docente, em nome de um projeto educacional que está em concordância com os ditames da lógica hegemônica. Esse quadro tem consequências para a reprodução material do professorado e até mesmo para a saúde dos trabalhadores em questão, como buscamos evidenciar a partir dos professores da rede Estadual da cidade de Ourinhos-SP.

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Publicado

2015-05-15

Cómo citar

Bernardes, A. T. (2015). HEGEMONIA NEOLIBERAL, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO E ADOECIMENTO – UMA ANÁLISE A PARTIR DE OURINHOS – SP. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 16. https://doi.org/10.33026/peg.v16i0.3529

Número

Sección

ARTIGOS