DESAFIOS DA REABILITAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE PENSAM OS TRABALHADORES EGRESSOS?

Authors

  • Christiane Karla Spielmann Instituto Nacional do Seguro Social (Agência de Previdência Social de Toledo - PR)
  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v25i1.9186

Abstract

O Programa de Reabilitação Profissional (PRP) é uma política pública de atendimento ao trabalhador incapacitado para o desenvolvimento de suas funções/atividades laborais devido à doença ou acidentes advindos ou não da sua relação com o trabalho. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as contribuições do PRP do INSS para a (re)inserção e permanência profissional do trabalhador egresso do Programa. O aporte metodológico é constituído de pesquisa bibliográfica e documentos oficiais do INSS, leis, decretos, memorandos, orientações internas e manuais de procedimento técnicos elaborados pela Previdência Social e INSS com vista a padronizar a atuação profissional da instituição. Também foram realizadas entrevistas com questões semiestruturadas com trabalhadores oriundos da reabilitação profissional, sendo estas transcritas e analisadas. Os resultados indicam a necessidade de repensar as diretrizes PRP, pois trabalhadores que estavam com vínculo empregatício formal que ingressaram em benefício previdenciário obtiveram êxito na (re) inserção e permanência profissional após a saída da RP.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Christiane Karla Spielmann, Instituto Nacional do Seguro Social (Agência de Previdência Social de Toledo - PR)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é analista do seguro social com formação em serviço social do Instituto Nacional do Seguro Social (Agência d Previdência Social de Toledo-PR, desenvolvendo suas atividades no Programa de Reabilitação Profissional.

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão

Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná- Campus Campo Mourão. Professor Adjunto do Departamento de Geografia. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – Campus Júlio Mesquita Filho.

 

Published

2024-09-26

How to Cite

Spielmann, C. K., & Bovo, M. C. (2024). DESAFIOS DA REABILITAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE PENSAM OS TRABALHADORES EGRESSOS?. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 25(1), 380–407. https://doi.org/10.33026/peg.v25i1.9186