Família tradicional ou contemporânea: a recepção da obra Drufs em sala de aula

Autores/as

  • Claudia Leite Brandão
  • Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
  • Rosângela Aparecida Cardoso da Cruz

Resumen

O objetivo deste texto é discutir o conceito de família por meio da recepção da obra literária Drufs, de Eva Furnari (2018) por uma turma de 4º ano do ensino Fundamental de uma escola pública de Primavera do Leste – MT. Assume-se que a literatura infantil pode contribuir para a compreensão das vivências e experiências das crianças, uma vez que as histórias possibilitam refletir sobre a vida, sobre o mundo e a sociedade em que estão inseridas. A partir disso, questiona-se: É possível apresentar aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental textos que tematizem o conceito de família na contemporaneidade? Existe uma estrutura familiar (in) adequada para um diálogo com as crianças? Os autores que embasam o trabalho são Souza (2019), Bajard (2021) e outros. A partir do desenvolvimento da prática da leitura, pode-se afirmar que o livro selecionado traz a ressignificação para as diferentes possibilidades em que o termo família é concebido na atualidade e, na relação criança — livro houve uma naturalização e interação com o texto, tanto no aspecto visual como verbal.

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Publicado

2021-07-13

Cómo citar

Brandão, C. L., Rodrigues, S. de F. P., & da Cruz, R. A. C. (2021). Família tradicional ou contemporânea: a recepção da obra Drufs em sala de aula. Leitura & Literatura Em Revista, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br/index.php/llr/article/view/8817