Composição temática e estética nos livros de imagens e de histórias em quadrinhos do PNLD (2018)

Autores/as

  • Maria Iviny Araújo Silva
  • Márcia Tavares

Resumen

No percurso histórico de construção do cânone e de discussão sobre a formação do leitor, desde o fim da década de 1970, a literatura infantil e juvenil brasileira passou por um enorme desenvolvimento para adequar-se às características de um público em constante mudança. Nosso objetivo é estudar a constituição temática em contraste com a elaboração estética textual e plástica no acervo do Programa Nacional de Livro Didático Literário (PNLD 2018). Uma vez que, se é comum encontrarmos a fantasia e a imaginação identificando o texto literário destinado ao público infantil e juvenil em que medida esse não é um dado limitador de categorização presente nos acervos para bibliotecas escolares? Nossa pesquisa se caracteriza como de natureza descritivo-interpretativa e utilizará fundamentação pautada em Nikolajeva e Scott (2011), Linden (2011), Araújo e Oliveira (2012), Vergueiro e Santos (2015) e Barbieri (2017) sobre leitura de imagens e história em quadrinhos. Sobre a constituição estética da literatura assumiremos os pressupostos metodológicos de análise do texto a partir de Hunt (2010). Para analisar as relações entre imagem e texto e sobre alfabetismo visual Dondis (2009) e Goés (2003). Quanto ao corpus delimitaremos do PNLD (2018), especificamente, a categoria de livros de imagens e histórias em quadrinhos que abarca a produção do fim da primeira década do século XXI. Nos resultados constatamos que o acervo estudado apresenta potencial para a habilitação de leitura visual e explora temas transversais, históricos e de representação da realidade em detrimento da temática da fantasia.

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Publicado

2021-07-13

Cómo citar

Silva, M. I. A., & Tavares, M. (2021). Composição temática e estética nos livros de imagens e de histórias em quadrinhos do PNLD (2018). Leitura & Literatura Em Revista, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br/index.php/llr/article/view/8813