A arte de ouvir e contar histórias: vivências no CELLIJ

Autores

  • Isabela Delli Colli Zocolaro
  • Gabrielly Doná
  • Juliane Francischeti Martins

Resumo

As histórias mantiveram os homens vivos e auxiliaram no desenvolvimento e progresso do mundo que conhecemos hoje. Por meio das narrativas orais, tão comuns desde o início da humanidade, forampassados valores, costumes e conhecimentos, essa ancestralidade, faz da contação de histórias uma arte valorosa. Este textotraz uma reflexão sobre a prática de contação de histórias e como ela surgiu, além de,apresentaruma síntese dos trabalhos de Contação de Histórias realizados pelo grupo Hora do Conto, do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” (CELLIJ), da FCT Unesp, campus de Presidente Prudente. Este trabalho ocorre desde 1995,com a finalidade de proporcionar para as crianças do município e região um momento de escuta dessa prática milenar. Para as análises, utilizamos estudos de alguns pesquisadores que se debruçam sobre a arte de contar histórias como: como Silva (2014), Busatto (2003), Sisto e Motoyama (2016).Em síntese, a partir das práticas vivenciadas no CELLIJ, constatou-se um movimento de aproximação das crianças com a literatura e com o objeto livro, demonstrando que atividades como essas podem despertar o anseio de pegar um livro, levá-lo para casa e lê-lo. Esse resultado, nos mostra ser viável replicar práticas de contação de histórias nas bibliotecas escolares para estimular a formação do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

Zocolaro, I. D. C., Doná, G., & Martins, J. F. (2021). A arte de ouvir e contar histórias: vivências no CELLIJ. Leitura & Literatura Em Revista, 2(1). Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/llr/article/view/8816