Contar e dizer na primeiríssima infância: diferenças e benefícios

Autores

  • Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva
  • Renata Junqueira de Souza
  • Jeffrey A. Stevenson

Resumo

A prática da linguagem estabelece a condição mais significativa para o desenvolvimento das estruturas psicológicas superiores, principalmente, nos bebês e nas crianças pequenas de até 3 anos (VIGOTSKI, 2007), logo, precisam vivenciar experiências de narração de histórias, pois iniciativas como compartilhar livros, “ler em voz alta” e contar narrativas, além de serem humanizadoras, proporcionam intimidade com a literatura e formam atitudes leitoras nas crianças. Assim, a partir de pesquisas realizadas em uma Bebeteca de Presidente Prudente/SP, este texto propõe-se a discutir as diferenças e os benefícios entre os atos de “ler em voz alta”/dizer e contar histórias para crianças na primeiríssima infância. Para tanto, o artigo busca embasamento em Bajard (2014), Faria e Vita (2014), Reyes (2010 e 2012), Matos e Sorsy (2013). Os dados revelam que a leitura partilhada, entre adulto e bebê ou criança com até 3 anos, atrai os pequenos para o livro, promove habilidades de concentração e de escuta do outro, aos bem pequenininhos demonstra como se deve segurar um livro, a forma de folheá-lo e a direção que o olho costuma seguir, além de mostrar que a linguagem utilizada no livro é distinta daquela usada corriqueiramente; enquanto os momentos de contar histórias favorece a disposição dos pequenos comunicarem seus sentimentos e pensamentos, incentiva sua participação na sessão de narração, aumenta a imaginação, além de tantos outros benefícios. Os estudos de campo, com cunho etnográfico, evidenciam a necessidade de adultos contarem histórias, mas também dizerem os textos dos livros e assegurarem que estes estejam disponíveis aos pequenos, o que pode ser realizado de diversas maneiras, em diferentes lugares e em grupos grandes, pequenos ou individualmente.

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Publicado

2021-07-13

Como Citar

Silva, K. A. de A. M., de Souza, R. J., & Stevenson, J. A. (2021). Contar e dizer na primeiríssima infância: diferenças e benefícios. Leitura & Literatura Em Revista, 2(1). Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/llr/article/view/8815