A GEOGRAFIA REFLETE SOBRE O TRABALHO DE CAMPO? Análises sobre a produção geográfica brasileira em periódicos (2000-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8539

Resumo

O trabalho de campo na Geografia é fundamental para se fazer investigação e análises de diversas áreas de estudo, a fim de chegar a novos resultados. A prática é essencial, tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão. Sabendo-se da relevância das realizações de trabalho de campo, surgiram as seguintes indagações: qual é a produção geográfica a respeito dos trabalhos de campo? Quais são as principais referências que contribuem com a reflexão acerca dos trabalhos de campo? Onde estão os autores que escrevem sobre os trabalhos de campo e quais são as redes que se estabelecem a partir deles? Em meio à diversidade de pesquisas em busca de tais questionamentos, o presente artigo objetiva identificar as produções da Geografia a respeito dos trabalhos de campo, considerando, a partir de parâmetros consolidados de avaliação (Qualis/CAPES), o escopo teórico de pesquisa com qualidade A1 em periódicos produzidos pelos programas de pós-graduação em Geografia no Brasil. Na realização da pesquisa, estabeleceram-se alguns recortes, com a exclusão dos artigos que não continham palavras delimitadas. No segundo recorte, investigou-se do que tratava o conteúdo dos artigos, com análise dos resumos/abstracts, sendo dividido em três categorias: artigos informativos, artigos descritivos e artigos analíticos. Para o recorte da amostra, desenvolveu-se a análise com 28 artigos, com a produção de gráficos, nuvem de palavras, mapas e tabelas. Os resultados concluíram que diversas são as maneiras de analisar sobre como e o que se produz nos trabalhos de campo, levando a concluir que muito ainda se pode desenvolver de reflexões de trabalho de campo dentro da ciência geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Ponte Mesquita, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim. É integrante do Grupo de Pesquisa NETAP (Núcleo de Estudos e Pesquisa Território, Ambiente e Paisagem). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia Econômica.

Everton Hernani dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim e Graduando em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. É monitora do projeto 'Trabalhos de Campo no curso de Geografia' - Bacharelado. Atua principalmente na área humana da Geografia, especificamente em Geografia Urbana e Regional, cidades médias e pequenas, morfologia urbana e configuração espacial, e também ensino de Geografia

Andreia Carla Momoli, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. É monitora do projeto 'Trabalhos de Campo no curso de Geografia' - Bacharelado. Atua principalmente na área da Geografia e Ensino.

Éverton de Moraes Kozenieski, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim

Geógrafo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007), mestre e doutor em Geografia pela UFRGS (2010 e 2016). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim (Brasil). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em estudos relacionados ao rural (multidimensionalidade da produção do espaço rural, modernização da agricultura e campesinato, relações cidade-campo), geografia e cultura (produção do espaço e o vivido, cotidiano, representações sociais e espaciais) e metodologia da pesquisa (pesquisa qualitativa, trabalho de campo como estratégia de pesquisa e ensino)

Referências

ARAÚJO, Carlos A. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. In: Em questão, v. 12, n. 1, 2007.

CLAVAL, P. O papel do trabalho de campo na geografia, das epistemologias da curiosidade às do desejo. Confins, Paris, n. 17, 16 mar. 2013. Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/12414. Acesso em: 10 nov. 2020.

FARIA, A. H. P.; ALVES, D. F. C. Caderno de Geografia: análise bibliométrica, espacial e de conteúdo do acervo de 1990 a 2016. Caderno de Geografia, v. 26, número especial 1, 2016

KAYSER, B. O geógrafo e a Pesquisa de Campo. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 93-104, 2006.

LACOSTE, Y. A Pesquisa e o Trabalho de Campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 77-92, 2006.

LINDO, Paula. Gênero e mulheres na recente produção geográfica brasileira: análise de pesquisas entre os anos de 2012 a 2018. XIII ENANPEGE, São Paulo, 2019.

NABOZNY, Almir. Abordagens culturais na geografia brasileira: uma compreensão. Tese (doutorado). Programa de pós-graduação em Geografia. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SANTOS, R. J. S. Pesquisa empírica e trabalho de campo: algumas questões acerca do conhecimento geográfico. Revista Sociedade & Natureza, 11 (21 e 22): Uberlândia, 1999. p.111-125.

SERPA, A. O trabalho de campo em Geografia: uma abordagem teórico-metodológica. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 7-24, 2006.

TOMITA, Luzia M. Saito. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. Revista Geografia (Londrina). v. 08. Nº 01, p. 13-15, 1999.

Wordclouds, 2020. Disponível em: https://www.wordclouds.com/. Acesso em: 02 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Mesquita, L. P., Santos, E. H. dos, Momoli, A. C., & Kozenieski, Éverton de M. (2022). A GEOGRAFIA REFLETE SOBRE O TRABALHO DE CAMPO? Análises sobre a produção geográfica brasileira em periódicos (2000-2020). Formação (Online), 29(54), 475–499. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8539

Edição

Seção

Artigos