A INVISIBILIDADE DAS PROFESSORAS NEGRAS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CRUZ DO SUL–RS E A QUESTÃO DOS TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES

Autores

  • Sara Ester Paes Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Curso de Geografia. https://orcid.org/0000-0002-9937-463X
  • Camilo Darsie Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Programa de Pós-graduação em Educação. Departamento de Ciências. Humanidades e Educação. Cursos de Geografia e Medicina https://orcid.org/0000-0003-4696-000X

Palavras-chave:

Racismo, Mulheres negras, Raça, Território

Resumo

Um dos grandes problemas que atravessam a população brasileira é o racismo e, quando articulado às problemáticas que envolvem questões de gênero, fazem emergir desafios ainda maiores. Diante disto, problematiza-se a invisibilidade de professoras negras nas escolas de Educação Básica – Ensinos Fundamental e Médio – da cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e discussão de dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O conceito de território foi utilizado como lente analítica, por dar conta das relações de poder que se projetam no espaço. Destaca-se, como resultado, que a falta de representatividade de professoras negras nas escolas da cidade solidifica e denuncia o racismo que molda a sociedade brasileira. Ainda, entende-se que existe uma dinâmica que, ao mesmo tempo em que aparta professoras negras das escolas, diminui a participação destas mulheres em territórios universitários, e vice-versa, pela falta de modelos e movimentos afirmativos em tais ambientes educacionais.

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Biografia do Autor

Sara Ester Paes, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Curso de Geografia.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e graduada em Geografia, pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista PROSUC/CAPES Modalidade II. Professora da rede pública de ensino.

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Programa de Pós-graduação em Educação. Departamento de Ciências. Humanidades e Educação. Cursos de Geografia e Medicina

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Coordenador do Internato de Saúde Coletiva e Professor no curso de Medicina. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS) e Editor-gerente da Revista Reflexão e Ação, do PPGEdu, na mesma instituição. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (EUA), concluiu Pós-doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo desempenhado atividades de campo na Costa Rica, por meio da Universidad de Costa Rica (UCR). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Saúde e Geografia. Orcid:0000-0003-4696-000X / ResearcherID: AAW-2194-2020

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

Paes, S. E., & Darsie, C. (2022). A INVISIBILIDADE DAS PROFESSORAS NEGRAS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CRUZ DO SUL–RS E A QUESTÃO DOS TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES. Caderno Prudentino De Geografia, 2(44), 180–201. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/8763

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles