CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Território, Governança Territorial, Desenvolvimento Territorial.Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar algumas considerações teóricas que permeiam a discussão sobre o desenvolvimento territorial, tendo como elementos centrais para a compreensão de uma perspectiva multiescalar do desenvolvimento, a categoria território e o conceito de governança. A existência de alguns casos de experimentalismos no território brasileiro, como os Comitês de Bacias Hidrográficas, as Câmaras Setoriais do Agronegócio e os Arranjos Produtivos Locais, evidenciam recortes interessantes para a investigação científica, buscando identificar a origem, o caráter, a intencionalidade, a potencialidade e as fraquezas de cada caso. As experiências encontradas no Brasil podem ser entendidas, apesar de seus problemas institucionais, como exemplos de iniciativas territoriais de desenvolvimento que devem ser objetos de estudos. É sabido que tais experiências são recentes e que ainda enfrentam problemas para um bom funcionamento, mas encaradas como possibilidades, ou apostas, na elaboração de políticas públicas potencializadas pela construção de um ambiente participativo, democrático, sempre permeado pelo conflito, podem apresentar condições de geração de soluções para eventuais problemas, mesmo que temporário, favorecendo o desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.