A PAISAGEM EM ALEXANDER VON HUMBOLDT: SÍMBOLO E LINGUAGEM NO ROMANTISMO ALEMÃO DE INÍCIO DO SÉCULO XIX
Palavras-chave:
prosa poética, medium-de-reflexão, romantismo alemão, Humboldt, paisagemResumo
Este artigo pretende destacar o papel dos quadros lingüísticos da paisagem de Humboldt na sistematização geral de sua ciência do Cosmos. Nesse propósito, apresentamos a correspondência entre as idéias dos Schlegel e de Novalis com a linguagem empregada por Humboldt na sua descrição da natureza. Destacamos que o medium-de-reflexão e os fundamentos reflexivos e de imediatez da prosa poética do romantismo alemão estão em conformidade com a proposta lingüístico-metodológica de Humboldt e seu desafio de pensar a realidade para além dos parâmetros formais da ciência, ainda que não tenha, de nenhum modo, aberto mão destas considerações na construção de sua ciência do Cosmos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.