ESPAÇO URBANO E IMPACTO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO PROCESSO DE EXPANSÃO DAS CIDADES DE CRATO, JUAZEIRO DO NORTE E BARBALHA – CE
Palavras-chave:
Expansão Urbana, Urbanização, Região do Cariri.Resumo
As cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, localizadas no estado brasileiro do Ceará, encontram-se em um processo dinâmico e contínuo de expansão da sua área urbana. Tal fato as coloca como um aglomerado urbano regional inserido dentro do contexto de uma região metropolitana. As taxas de urbanização da região são elevadas e cada vez mais indústrias e outros atores de produção do espaço são fixados. Considerando que o aglomerado em questão está localizado nas proximidades de importantes recursos naturais, foram analisadas imagens captadas pelo o sistema sensor TM/LANDSAT 5, processadas com o ERDAS IMAGINE v. 9.0 e ARCGIS 10.1, referentes aos anos de 1987, 1992, 2002, 2007 e 2011, além de dados populacionais de 1940 a 2010, no intuito de refletir em torno do processo histórico de expansão das cidades em estudo. Destaca-se como resultado a apresentação das características relacionadas ao crescimento urbano dos três municípios, bem como os problemas ambientais diretamente relacionados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.