GEOECOLOGIA DA PAISAGEM E PROPOSTA DE MAPEAMENTO DA PAISAGEM ESCOLAR
Resumo
O trabalho discute a proposta de mapeamento da paisagem escolar com base na abordagem da Geoecologia da Paisagem, no nível local. Para isso, foi fundamental recontextualizar tal abordagem para o ensino de geografia, a partir da paisagem da Escola Municipal Pio XII como estudo de caso. Os resultados mostram que o mapeamento e a Geoecologia da paisagem compõem metodologia e teoria que favorecem o estudo sistêmico e integrado da paisagem escolar e envolve o pensamento sistêmico e complexo, que pode ser desenvolvido na escola durante o estudo da paisagem geográfica.
Downloads
Referências
ARAÚJO, I. S; S, C. J. O. Escola municipal PIO XII: levantamento dos aspectos físico-natural e social no transecto da paisagem local em São João Del-Rei. Relatório de Pesquisa (Iniciação Científica). Departamento de Geociências, Universidade Federal de São João del-Rei, 2022, 27p.
BARUQUI; NAIME, U. J; MOTTA, P. E. F da; CARVALHO FILHO, A de. Levantamento de reconhecimento de média intensidade dos solos da zona Campos das Vertentes. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2006, 348p.
BERTRAND, G.. Paisagem e geografia física global: um esboço metodológico. Revista IGEOG/USP, São Paulo: USP, n. 13. Caderno de ciências da terra. Tradução: Olga Cruz. 1972.
BRASIL. Resolução do Conselho Municipal do FUNDEB - Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação básica n.01/2015. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/itemlist/category/82-resolu%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: abr. 2021.
BRASILEIRO, V. B.; DANGELO, A. G. D.; LEMOS, C. B. Registros de Memória: Leitura da Paisagem Cultural da Cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais, por meio da Iconografia Histórica. Centro de Investigação Transdisciplinar, São Paulo, v. 3, p. 1-16, 2013. Disponível em: https://www.citcem.org/3encontro/docs/pdf/part_09/56%20-%20Vanessa%20Brasileiro%20et%20al.%20-%20TEXTO.pdf. Acesso em: 21 mar. 2024.
CARVALHO, A. C. A. et. al. Delimitação e caracterização de um transecto na vertente do subsistema de vereda na reserva ecológica do IBGE/recor-DF. Revista Caminhos de Geografia. Uberlândia: UFU, v. 19, n. 68, 2018 p. 233–249.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. Pensar pela geografia – ensino e relevância social. Goiânia: Alfa & Comunicação, 2019.
COELHO NETTO, A. L. O Geoecossistema da Floresta da Tijuca. In: Abreu M.A. Ed. Natureza e Sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Secr. Mun. Cultura/DGDI, Biblioteca Carioca, 21, 1992, p. 04-142.
FERREIRA, A. B. R.; ZACHARIAS, A. A.; CARDOZO, F. da S.; FONSECA, B. M. Levantamento histórico-geográfico dos eventos de inundação e deslizamentos na cidade de São João del-Rei no período de 1774 a 2021. Ciência Geográfica, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 1734-1773, 2022. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXVI_4/agb_xxvi_4_web/agb_xxvi_4-01.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.
GIAROLA, L. L.; ARAUJO, I. S.; SOUZA, C. J. O. Diagnóstico socioambiental da paisagem do entorno escolar: proposta teórico-metodológica fundamentada em Geoecologia e Geografia para a Educação Ambiental. In: SOUSA, A. C. R. C. et al. (Org.). Educação Ambiental e suas aplicabilidades: estratégias de Educação Ambiental formal e informal. São Luiz: Editora da UFMA, p. 211-218, 2021.
GOMES, P. C. da C. Um lugar para a Geografia: contra o simples, o banal e o doutrinário. In: MENDONÇA, F. et al. (Org.). Espaço e tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba: Associação de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento de Antonina (ADEMADAN), p. 13-30, 2009.
GOMES, P. C. da C. Quadros geográficos – uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Online, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/sao-joao-del-rei/panorama. Acesso em: 05 mar. 2024.
IGAM, Instituto Mineiro de Gestão das Águas. Dados Online. 2010. Disponível em: www.igam.mg.gov.br. Acesso em: 13 abr. 2023.
MAINARDES, J.; STREMEL, S. A Teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias, v. 11, n. 22, p. 31-54, 2010.
MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. Terra Livre, v. 1, n. 16, p. 113-132, 2015.
METZGER, J. P. Ecologia de paisagens? Biota Neotrópica. Campinas, v. 1, n. 1/2, 2001.
MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Geossistemas: a História de uma Procura. São Paulo: Ed. Contexto. 2001, 127p.
MOREIRA, Marcos Antonio; MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
OLIVEIRA, J. T.; TOLEDO, M. R. A valorização imobiliária em São João Del-Rei: transformações urbanas. In: Anais… XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, p. 1-10, 2016.
OLIVEIRA, R. R. de; MONTEZUMA, R. de C. M. História Ambiental e Geoecologia: caminhos integrativos na geografia física. In: FIGUEIRÓ, A. S.; FOLETO, E. (Org.). Diálogos em Geografia Física. Santa Maria: UFSM, Cap. 9, p. 191-206, 2011.
PIZZOLATO, N. D.; BARROS, A. G.; BARCELOS, F. B.; CANEN, A. G. Localização de escolas públicas: síntese de algumas linhas de experiências no Brasil. Pesquisa Operacional, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 111-131, 2004.
PÔSSA, E. M.; VENTORINI, S. E. Expansão urbana para áreas de risco de inundação e de movimento de massa: o estudo no município de São João del-Rei–MG. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 2, p. 49-67, 2014.
RODRÍGUEZ, José Manuel. Mateo.; SILVA, Edson Vicent. da; CAVALCANTI, Agostinho de Paula Brito. Geoecologia das Paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. Fortaleza: Editora UFC, 2022.
RODRÍGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V. da; LEAL, A. C. Planejamento ambiental de bacias hidrográficas desde a visão da Geoecologia das paisagens. In: FIGUEIRÓ, A. S.; FOLETO, E. (Org.). Diálogos em Geografia Física. Santa Maria: UFSM, cap. 5, p. 111-125, 2011.
ROSA, T.; DUTRA, S. B.; NEGREIROS, A, B. de; Pereira, G.; CARDOZO, F. da S. Modificações de uso e cobertura da terra no município de São João del-Rei - MG com ênfase para áreas de regeneração da cobertura vegetal. Caminhos de Geografia, [S. l.], v. 19, p. 313-324. 2018.
SILVA, R. C. C. “Vai diminuindo a cidade, vai aumentando a simpatia”: as cidades pequenas da Região Imediata de São João del-Rei/MG e suas funções. Dissertação (Mestrado em Geografia). Departamento de Geociências, Universidade Federal de São João del-Rei, 2023.
SILVEIRA, M. L. Uma situação geográfica: do método à metodologia. Território, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, p. 21-28, 1999.
SOTCHAVA, V. B. Estudo de Geossistemas. Métodos em Questão, nº 16. São Paulo: IG, USP, 1977.
SOUZA, C. J. O. Educação geográfica e a contribuição de novos temas: geodiversidade e risco socioambiental. In: SOBRINHO, J. F.; SOUZA, C. J. O.; ROSSA, J. L. S. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. 1ª. Edição. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2023, p. 202 – 243.
SOUZA, C. J. de O. Geoecologia das paisagens: metodologia e produção de material didático para o contexto espacial de escolas públicas em Minas Gerais. São João del-Rei: UFSJ (Pesquisa aprovada pela Assembleia Departamental - UFSJ), 2020.
SOUZA, C. J. de O.; ARAÚJO, I. S.; GIAROLA, L. L. Estudo do contexto espacial de Escolas Públicas em Minas Gerais à luz da Geoecologia das Paisagens. In: Anais… XIV ENANPEGE, Campinas, 2021.
SOUZA, C. J. de O.; GIAROLA, L. L.; ARAÚJO, I. S. Mapeamento da paisagem escolar e o risco socioambiental no espaço urbano. Territorium, Coimbra, v. 31, n. 2, 2024. No prelo.
STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
TEIXEIRA, N. F. F.; SILVA, E. V.; FARIAS, J. F. Geoecologia das paisagens e planejamento ambiental: discussão teórica e metodológica para a análise ambiental. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, Macapá, v. 9, p. 147-158, 2017.
TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: IBGE, Rec. Nat. e Meio Amb. 1977, 91p.
YOUNG, M. F. D. Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI? Trad. Tessa Bueno. Rev. Téc. Cláudia Valentina Assumpção Galian. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 46, n. 159. p. 18-37, 2016.
ZONNEVELD, Isaak. S. The Land Unit: a fundamental concept in Landscape Ecology, and its applications. Landscape Ecology, 3, 1989, p. 67-86.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.