MOBILIDADE URBANA NO CONTEXTO ACADÊMICO: ANÁLISE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM TRÊS LAGOAS-MS

Auteurs

  • Vitor Moreira Queiroz Universidade Federal Mato Grosso do Sul
  • Rafaela Fabiana Ribeiro Delcol Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mots-clés :

Mobilidade Urbana

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo analisar a eficiência do transporte público oferecido em Três Lagoas-MS pela empresa Viação Cidade das Águas, tendo como escopo de análise, a percepção dos acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – campus de Três Lagoas (UFMS - CPTL). A metodologia do trabalho centrou-se, inicialmente, no referencial teórico sobre o conceito de mobilidade e posteriormente a realização de entrevistas com roteiros semiestruturados para geração de informações qualitativas de modo a privilegiar o ponto de vista dos sujeitos sociais pesquisados, buscando relacionar a percepção dos estudantes à pratica de mobilidade urbana experenciado na cidade. Com a análise dos dados gerados pelas entrevistas, constatamos algumas lacunas na eficiência do transporte público ofertado, principalmente em relação ao tempo de espera, atrasos, e quantitativo de rotas dos ônibus, além da precariedade de informações disponibilizadas pela viação responsável, ferindo o direito à mobilidade urbana.

Palavras-chave: Mobilidade urbana; transporte público; eficiência; percepção dos estudantes da UFMS.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Vitor Moreira Queiroz, Universidade Federal Mato Grosso do Sul
    Estuda Licenciatura em Geografia pela UFMS. Área: Geografia Urbana.
  • Rafaela Fabiana Ribeiro Delcol, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Departamento: Geografia

    Área: Geografia Urbana

Téléchargements

Publiée

2022-12-13

Numéro

Rubrique

Artigos/Articles/Artículos/Articles

Comment citer

MOBILIDADE URBANA NO CONTEXTO ACADÊMICO: ANÁLISE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM TRÊS LAGOAS-MS. (2022). Caderno Prudentino De Geografia, 4(44), 109-133. https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/8967