EX-PASSO DE PEDESTRES: TERRITORIALIDADES NO USO DAS CALÇADAS DO BAIRRO SANTOS REIS – MONTES CLAROS – MG

Autores

Palavras-chave:

CALÇADAS, TERRITORIALIDADES, URBANISMO, MAPEAMENTO

Resumo

As calçadas são um elemento importante na configuração do espaço urbano. Elas ligam o espaço público ao privado e foram elaboradas para a locomoção do pedestre. Devido às necessidades contemporâneas da sociedade, as calçadas tomaram novos usos, que transpassa o trânsito de pessoas, criando territorialidades específicas. Essa é a realidade enfrentada por muitos bairros do município de Montes Claros – MG já que as calçadas são extensões de comércios e de residências, seja de forma eventual ou permanente. Dessa forma, este estudo teve por objetivo geral compreender as territorialidades urbanas associadas à utilização das calçadas do bairro Santos Reis, em Montes Claros, e teve por objetivos específicos contextualizar a formação e desenvolvimento do bairro; registrar como ocorre a apropriação das calçadas pelos usuários em diferentes dias e horários da semana e mapear áreas onde ocorrem as territorialidades e por qual perfil populacional. O método utilizado foi de natureza aplicada, baseado em pesquisa exploratória, com procedimento fundamentado em pesquisa bibliográfica/estudo de campo. Apesar de uma realidade em todo o município, o estudo direcionado ao bairro Santos Reis demonstrou que as calçadas - por serem um espaço público - possuem uso praticamente inevitável. Porém, através do mapeamento e resultados apresentados, ficou evidente que a utilização das calçadas permeia para o modo particular e individualista, fugindo da sua função social que é atender toda população. Entende-se que a municipalidade deve agir com seu poder de fiscalização e democratizar esse elemento do espaço urbano que é de todos e deve ser utilizado por todos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Alexandre da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU ; possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (1995); é especialista em Geografia Regional do Brasil e Minas Gerais-UNIMONTES (1997) e em Turismo e Desenvolvimento Regional - Faculdades Integradas Pitágoras Claros-FIP/MOC (2003); mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (2007). É docente da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES no Departamento de Geociências. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Cultural, Território, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Sustentável, Relações entre o Urbano e o Rural e Turismo. Atualmente é Coordenador Adjunto e Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO- Unimontes.

Suzane Fátima Ribeiro Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO da UNIMONTES (2020), linha de pesquisa Produção dos Espaços Urbanos e Rurais. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e Universidade Aberta do Brasil (2019). Licenciada em Artes Visuais pelo Centro Claretiano (2019). Designer de Interiores pelo Conservatório Estadual Lorenzo Fernandez (2018). Bacharela no curso de Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2016) e Bacharela em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho - FACET (2014).

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

Silva, C. A. da, & Ribeiro Santos, S. F. (2022). EX-PASSO DE PEDESTRES: TERRITORIALIDADES NO USO DAS CALÇADAS DO BAIRRO SANTOS REIS – MONTES CLAROS – MG. Caderno Prudentino De Geografia, 2(44), 202–220. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/8727

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles