IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO SISTEMA BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (BET) PARA O TRATAMENTO DO ESGOTO DOMÉSTICO NO MEIO RURAL: O CASO DA COMUNIDADE TERAPÊUTICA REDENÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO - PR
Mots-clés :
Saneamento Ambiental, Espaço Rural, Sistema Ecológico, Coleta e Tratamento do Esgoto, Preservação AmbientalRésumé
O déficit relacionado ao saneamento básico no meio rural é um agravante no Brasil, em especial, para a coleta e o tratamento do esgoto doméstico, onde os sistemas são arcaicos, conhecidas como fossas negras, contaminando o lençol freático, lagos, nascentes e rios. Observando esta realidade, o objetivo deste trabalho pautou-se em implantar um sistema ecológico para a coleta e o tratamento do esgoto doméstico produzido em uma comunidade rural no município de Campo Mourão. Foram implantados dois sistemas na Comunidade Terapêutica Redenção (CTR), para atender 30 pessoas diariamente e visitantes nos fins de semana. O primeiro foi instalado para tratar águas negras provenientes dos banheiros e o segundo para tratamento de águas cinzas provenientes da cozinha e lavanderia. Para averiguar a eficiência do sistema em relação a remoção de patógenos nos efluentes produzidos foram selecionados os parâmetros físico-químicos: demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), pH e turbidez. A eficiência de remoção da DBO e DQO foi calculada a partir da diferença dos valores médios obtidos entre as amostras do tanque séptico e sistema BET. A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) apresentou eficiência de 86,64%, para demanda química de oxigênio (DQO), com desempenho de 90,29%, a turbidez apresentou eficiência de 88,2% e o pH ficou estável dentro da faixa 6 e 8.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.