O BAIXO LEBLON COMO UM CENÁRIO DA NOITE CARIOCA (1976-1979)
Résumé
O presente artigo tem como objetivo compreender a gênese e a consolidação do Baixo Leblon, entre os anos de 1976 e 1979, como um cenário para a sociabilidade noturna na Zona Sul do Rio de Janeiro. A partir da ideia de cenário como uma composição de objetos, comportamentos, públicos e significados, foram construídos instrumentos para a análise das matérias nos acervos digitais do Jornal do Brasil e do O Globo. Os acervos nos permitiram compreender a relevância do Baixo Leblon na construção de práticas de lazer boêmio na cidade, as formas de ocupação e de organização desses espaços e os significados associados a eles. A partir desses registros jornalísticos foram produzidas descrições do cenário do Baixo Leblon e interpretações acerca de sua consolidação como referência material e simbólica para a sociabilidade noturna no Rio de Janeiro. Acredita-se que com a pesquisa podemos compreender a gênese de uma forma de sociabilidade original associada ao cotidiano do habitante da cidade do Rio de Janeiro.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.