O MERCADO DE BAGRES E A CONFIGURAÇÃO DA REDE URBANA NO ALTO E MÉDIO SOLIMÕES, AMAZONAS, BRASIL
Mots-clés :
bagres, rede urbana, pesca na Amazônia, cidades da AmazôniaRésumé
A pesca é uma atividade intrínseca da população ribeirinha amazônica cuja dieta sempre contou com o peixe como item principal. Nas cidades, tal relevância não é menos significativa, principalmente quando se admite que nestas se concentram a comercialização do pescado numa perspectiva interurbana. O mercado internacional de bagres fomentado pela rejeição cultural de seu consumo por parte da população do rio Solimões combinado a sua demanda internacional indica a existência de uma rede. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o mercado de peixes, principalmente de bagres, nas cidades ao longo da calha do Rio Solimões sob a óptica da rede urbana. Trata-se de uma análise inédita sobre o mercado da pesca na Amazônia e resulta de pesquisas de campo ao longo das cidades que, na Amazônia, ainda estão passiveis de muitos estudos, sendo este, uma contribuição inicial ao tema.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.
