CONSEQÜÊNCIAS AMBIENTAIS RELACIONADOS À SUINOCULTURA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS (PR - BRASIL)
Mots-clés :
produção de suínos, sustentabilidade, dejetos, impactos ambientaisRésumé
A suinocultura, no Brasil, é uma atividade importante do ponto de vista social e econômico, pois serve como instrumento de fixação do homem no campo, emprega mão-de-obra tipicamente familiar e constitui uma importante fonte de renda e de estabilidade social. A mesma apresentou, nas últimas duas décadas, significativas mudanças na estrutura organizacional, o que contribuiu para maior produtividade e aumento da carga poluidora. O presente trabalho pretende analisar as conseqüências ambientais da suinocultura, no município de Dois Vizinhos (Paraná) e em particular a propriedade Marmentini, e propor alternativas técnicas para a solução de problemas ambientais gerados. A minimização dos impactos causados pelos dejetos suínos depende da redução do volume gerado, de um bom manejo e aproveitamento destes dejetos. O tratamento dos dejetos devese embasar em cinco etapas: a produção; coleta; armazenagem; tratamento; distribuição e utilização na forma sólida, pastosa ou líquida. No tratamento podese utilizar as lagoas anaeróbicas, aeradas, facultativas e as de aguapé, bem como os decantadores, esterqueiras (depósitos), a prensa mecânica, a desidratação, a compostagem e os sistemas biodigestores, possibilitando a utilização dos dejetos como adubo orgânico e diminuindo a poluição e contaminação, tornando a produção suína ambientalmente sustentável.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.