Vulnerabilidade Socioambiental do Município de João Pessoa, Paraíba
Mots-clés :
Risco ambiental, Risco social, Setor censitário, IBGE.Résumé
Este trabalho tem como objetivo analisar os diferentes graus da vulnerabilidade socioambiental no município de João Pessoa, Paraíba. Para isto, baseou-se na abordagem teórica e metodológica desenvolvida por Alves (2006, 2007, 2013), através da qual foram identificadas as áreas de risco ambiental e de risco social, por setor censitário, possibilitando, assim, a sobreposição, e obtendo-se, a vulnerabilidade socioambiental do município, cuja variação se dá de muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto grau de vulnerabilidade. Verificou-se que a condição plana do relevo apresentada na área de estudo condiciona a ocorrência de um maior risco a alagamentos e inundações, do que a deslizamentos. Constatou-se que os setores cujo risco social enquadra-se na categoria alto e muito alto, ocupam 40,61% do município, concentrando-se predominantemente, nas zonas sul e oeste. Quanto à vulnerabilidade socioambiental verificou-se que o município apresenta 54,94% de sua área territorial, na condição de alta e muito alta vulnerabilidade, a qual se concentra preponderantemente nas zonas sul e oeste. Por fim, este trabalho, constitui como instrumento necessário para a realização de futuras intervenções no espaço geográfico, pelos órgãos municipais, a fim de mitigar e/ou solucionar os problemas socioambientais que a população está exposta, mediante a ocorrência de eventos de chuva.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.