ASCENSÃO E CRISE DE UM PARADIGMA DISCIPLINAR (O ESPAÇO DO COMPLEXO CSN-VOLTA REDONDA)
Résumé
A Usina Presidente Vargas e a cidade de Volta Redonda formam um complexo. Um todo organizado desde os anos 40 na forma de um modelo espacial do tipo company-town (Mangabeira, 1993). Antecipando em quase uma década a aceleração industrial dos anos 50, foi ele uma peça essencial e a melhor expressão do cunho nacional-desenvolvimentista que instrumentou a construção da sociedade brasileira moderna. A cidade de Volta Redonda foi construída à imagem e semelhança da usina pela CSN (Companhia Siderurgica Nacional), que traçou-lhe por função a de espaço disciplinar da massa trabalhadora da usina. Passados 54 anos, a configuração é basicamente a mesma da forma matricial: a usina centraliza o visual da paisagem, uma gigantesca planta industrial circundada por uma cidade que, hoje, autônoma, tem o urbanismo que lembra ainda a cidade que nasceu a seu serviço e se expandiu crescendo aos seus pés.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.