ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DAS MUDANÇAS NA COBERTURA VEGETAL E USO DA TERRA NO PANTANAL DO ABOBRAL, MATO GROSSO DO SUL
Mots-clés :
Planície de inundação, Geoprocessamento, Índice de vegetação por diferença normalizada, Unidades da paisagem.Résumé
O Pantanal, planície inundável composta por um mosaico de ecossistemas, vêm sofrendo alterações na paisagem que ameaçam a manutenção da biodiversidade. Neste sentido, estudos baseados no geoprocessamento de dados configuram elemento importante na compreensão do território, podendo contribuir para medidas de mitigação de impactos. Este trabalho avalia a evolução espaço-temporal da cobertura vegetal e uso da terra no Pantanal do Abobral, Mato Grosso do Sul, nos anos de 1995, 2005 e 2015. Utilizou-se o método do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), aplicado a imagens de satélite Landsat 5-TM e Landsat 8-OLI. Realizou-se a interpretação das imagens e reconhecimento a campo para identificação das unidades da paisagem, que foram associadas a classes temáticas, conforme sua resposta espectral. Os resultados demonstraram variações nos valores de biomassa verde das classes entre o período estudado. Houve aumento da classe formações pioneiras em 10,5% e redução da classe vegetação nativa arbórea em 12,1%, o que aponta supressão da cobertura vegetal; as classes corpo hídrico e campo/pastagem apresentaram variações relacionadas ao regime de inundação do Pantanal. A metodologia utilizada permitiu verificar mudanças na cobertura vegetal na sub-região, enfatizando a necessidade de medidas que minimizam os efeitos negativos sobre a paisagem e biodiversidade e promovam o desenvolvimento sustentável.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.