Toponímia: cultura e patrimônio do Rio Grande do Sul
Mots-clés :
Acidente geográfico, Ambiente, OnomásticaRésumé
A toponímia, que constitui o estudo dos nomes de lugar, apresenta várias potencialidades de aplicações, sejam elas ambientais, cartográficas, geográficas, históricas, linguísticas ou turísticas, entre outras. Nesse sentido, o presente artigo aborda a ciência toponímica de forma multidisciplinar, apoiando-se, em especial, na literatura estrangeira de autores como Dauzat (1947), Encarnação (2008), Jordan (2012), Villalón (2013), Cerrón-Palomino (2015) e Capra et al. (2016). Este estudo, que tem como foco o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, em especial o Vale do Taquari e o Vale do Rio Pardo, contempla a origem histórica dos nomes de lugar ou topônimos e o fenômeno das substituições toponímicas ao longo do tempo. Por fim, discute-se o papel da toponímia como um bem imaterial importante do patrimônio ambiental e cultural do estado analisado.
Palavras-chave: Acidente geográfico; Ambiente; Onomástica; Vale do Taquari; Vale do Rio Pardo
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.