MENSURANDO O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS: UMA DESCRIÇÃO CRÍTICA DO IDHM, IFDM E IPRS

Auteurs

  • Julio Cesar Bellingieri Centro Universitário UNIFAFIBE

Mots-clés :

Índice de desenvolvimento, Município, IDHM, IFDM, IPRS.

Résumé

O trabalho faz uma descrição crítica dos três principais índices que medem o desenvolvimento dos municípios paulistas, sob o paradigma do desenvolvimento humano: o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). O conceito de desenvolvimento variou ao longo do tempo: desenvolvimento como sinônimo de crescimento econômico, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento humano etc. Esse caráter mutável, subjetivo e multidimensional do desenvolvimento inviabiliza a criação de um índice perfeito para medi-lo. O trabalho revela que existem muitos índices de desenvolvimento municipais, cada um deles construído a partir da combinação de uma grande variedade de indicadores sociais, econômicos, ambientais, institucionais etc. Mas defende que, apesar de suas limitações e imperfeições, os índices IDHM, IPRS e IFDM, que contemplam as mesmas dimensões-chave da qualidade de vida (riqueza, educação e saúde), interpretados conjuntamente, são as melhores medidas possíveis do desenvolvimento dos municípios paulistas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Julio Cesar Bellingieri, Centro Universitário UNIFAFIBE

Graduado e mestre em Economia (Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/Araraquara-SP), doutor em Geografia (Instituto de Geociências e Ciências Exatas - UNESP/Rio Claro-SP). Docente do Centro Universitário UNIFAFIBE (Bebedouro-SP) e da Faculdade de Educação São Luís (Jaboticabal-SP).

Téléchargements

Publiée

2019-05-17

Comment citer

Bellingieri, J. C. (2019). MENSURANDO O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS: UMA DESCRIÇÃO CRÍTICA DO IDHM, IFDM E IPRS. Caderno Prudentino De Geografia, 1(41), 21–44. Consulté à l’adresse https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/4774

Numéro

Rubrique

Artigos/Articles/Artículos/Articles