MENSURANDO O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS: UMA DESCRIÇÃO CRÍTICA DO IDHM, IFDM E IPRS
Mots-clés :
Índice de desenvolvimento, Município, IDHM, IFDM, IPRS.Résumé
O trabalho faz uma descrição crítica dos três principais índices que medem o desenvolvimento dos municípios paulistas, sob o paradigma do desenvolvimento humano: o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). O conceito de desenvolvimento variou ao longo do tempo: desenvolvimento como sinônimo de crescimento econômico, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento humano etc. Esse caráter mutável, subjetivo e multidimensional do desenvolvimento inviabiliza a criação de um índice perfeito para medi-lo. O trabalho revela que existem muitos índices de desenvolvimento municipais, cada um deles construído a partir da combinação de uma grande variedade de indicadores sociais, econômicos, ambientais, institucionais etc. Mas defende que, apesar de suas limitações e imperfeições, os índices IDHM, IPRS e IFDM, que contemplam as mesmas dimensões-chave da qualidade de vida (riqueza, educação e saúde), interpretados conjuntamente, são as melhores medidas possíveis do desenvolvimento dos municípios paulistas.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.