AVALIAÇÃO DO ESTADO GEOAMBIENTAL EM ÁREAS COSTEIRAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENTENDIMENTO DA PAISAGEM DE PRAIA GRANDE (SP)
Mots-clés :
Estado Geoambiental, Geoecologia de Paisagens, Praia GrandeRésumé
As áreas litorâneas são consideradas ambientes naturais de elevada fragilidade ambiental, em razão de suas características intrínsecas. As regiões litorâneas podem ser consideradas como paisagens nas quais há integração entre componentes naturais e antropo-naturais em diversas escalas temporais, constituindo, desta maneira, um “sistema total”. A partir desse pressuposto e com base na Geoecologia de Paisagens, este trabalho tem como objetivo analisar o Estado Geoambiental do município de Praia Grande, a partir de mapeamento elaborado em escala 1:50.000. A partir desta cartografia de síntese, que integra as características físicas da área de estudo com o atual tipo de uso da terra que se faz nesta, é possível verificar quais setores da paisagem foram mais afetados pelas ações humanas e quais setores que mantém suas características originais, o que pode colaborar nas ações de planejamento urbano e ambiental, levando em consideração suas fragilidades naturais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.