ANÁLISE DO USO DA TERRA E DAS ALTERAÇÕES OCORRIDAS, NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ, NO PERÍODO DE 1998 A 2013
Mots-clés :
LANDSAT, uso da terra, bacia hidrográficaRésumé
O padrão de apropriação, organização e uso do solo está cada vez mais sendo alterado pela ação antrópica, pelo desenvolvimento tecnológico e pelas novas formas de exploração econômica. O presente trabalho tem por objetivo definir o uso da terra, na bacia hidrográfica do rio Ibicuí, nos anos de 1998 e 2013, através da análise de imagens de satélite LANDSAT 5 com o sensor TM e LANDSAT 8 com o sensor OL. A referida bacia encontra-se inserida no bioma Pampa, que se caracteriza pela presença de campos herbáceos com atividades agropastoris. Apesar destas características, ainda, serem predominantes na área de estudo, observam-se significativas alterações da dinâmica de uso com a presença das lavouras de cultivos temporárias de exploração econômica como a soja e o arroz, bem como, o ingresso da silvicultura para a extração da celulose. A elaboração do mapa de Uso e Ocupação da Terra, foi realizada no Laboratório de Geologia Ambiental, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde se utilizou os softwares Envi 4.5 e Arcgis 10.1. Para a identificação do uso da terra foram definidas as classes de água, areais, áreas úmidas, campos, lavouras, florestas e silvicultura. Através da classificação das imagens constatou-se que a atividade de silvicultura se estabeleceu de forma muito significativa na bacia hidrográfica, com grande expansão no período analisado. O uso de programas SIG, aliado as técnicas de Sensoriamento Remoto, são ferramentas de importante apoio aos estudos ambientais, que possibilitam agilidade no processamento dos dados e na obtenção de resultados. A variação do uso da terra é um estudo base para a realização de zoneamentos ambientais e compreender como as intervenções antrópicas podem influenciar os processos de dinâmica superficial.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.