O território como História da geografia, ou Geografia da história?
Mots-clés :
Território, Geografia do Brasil, Antônio Carlos Robert MoraesRésumé
Este estudo, compilação de diversos textos, busca compreender o processo histórico de apropriação do espaço produzido, que funda o território como formação, correlacionando sua materialidade, as formas e objetos (configuração territorial) com os aspectos imateriais dos discursos geográficos. O autor destaca que, no caso brasileiro, nossa ideia de território é diferente, pois como colônia que fomos, fruto da conquista territorial das metrópoles coloniais ibéricas e posteriormente das potências econômicas anglo-saxãs, nunca pudemos pensar em uma nação e um território para si. A condição de periferia nos legou a dependência, em diversos níveis, e um território apenas como projeto ideológico nacional, um discurso legitimador da dominação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.