PLANEJAMENTO E ZONEAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: A GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS COMO SUBSÍDIO PARA UMA GESTÃO INTEGRADA
Mots-clés :
Geoecologia das paisagens, Planejamento ambiental, Gestão ambientalRésumé
A Geoecologia das Paisagens tem assumido recentemente um papel científico fundamental como subsídio teórico metodológico nos processos de planejamento e gestão ambiental de diferentes territórios e categorias de análise espacial. O seu enfoque interdisciplinar e complexo, tem colaborado na execução de propostas de zoneamentos ambientais e funcionais, que são de suma importância para a consolidação de processsos de planejamento e gestão ambiental. O artigo em questão, oferece um maior destaque quanto a viabilidade de se optar pela bacia hidrográfica como categoria de análise, diagnóstico, planejamento e gestão dessa unidade espacial. Discorre inicialmente sobre as conceituações e aplicabilidades do planejamento e da gestão ambiental, e como os zoneamentos ambientais e funcionais, podem ser um instrumento importante para o ordenamento territorial de bacias hidrográficas. Explica como a Geoecologia das Paisagens, através de seus fundamentos teóricos e metodológicos, que incorpora uma visão sistêmica, pode analisar e compreender o conjunto de paisagens naturais e culturais que constitui uma bacia hidrográfica, destacando as etapas de analise, diagnóstico, planejamento e gestão das unidades espaciais identificadas e de todo o conjunto hidrográfico resultante de suas inte-releções. Dicorre ainda sobre os preceitos holístico, sistêmico, integrativo-complexo e evolutivo dinâmico, utilizados pela Geoecologia das Paisagens no que concerne as bases para o planejamento e a gestão de bacias hidrográficas. Mostra como o enfoque geoecológico constitui um aporte metodológico que conjuga conhecimentos técnicos, capacidade administrativa e envolvimento comunitário, na construção de modelos de planejamento e gestão. Destaca em seu conteúdo, a importância dos zoneamentos geoecológicos paisagísticos e funcionais, para se estabelecerem ações integradas de organização espacial de bacias hidrográficas, indicando a importância dos comitês de bacias como condutores dos processos de gestão. Em seu conjunto, a publicação é fruto do convênio CAPES/MES-Cuba, envolvendo cooperação científica entre a Universidade Federal do Ceará(Brasil) e a Universidade de Havana (Cuba).Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.