A metodologia do discurso do sujeito coletivo na representação social da bacia hidrográfica
Mots-clés :
Pesquisa qualitativa, Recursos hídricos, Conservação ambientalRésumé
A pesquisa qualitativa tem grande relevância na compreensão da relação socioambiental no contexto da bacia hidrográfica. Este estudo mostra os resultados da utilização da pesquisa qualitativa com a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Esta pesquisa foi realizada em municípios do entorno do Parque Estadual do Ibitipoca, MG/Brasil. Foram entrevistados jovens do ensino médio, representantes de escolas estaduais, produtores rurais e técnicos de extensão rural. Os resultados/discursos mostraram que 42% dos entrevistados compartilham a ideia de que as mudanças na paisagem, de alguma forma interferiram nas suas vidas ou produção e 30,0% concordaram que os rios e córregos são importantes para a atividade de produção. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que compreender as expectativas, satisfação e conduta dos agentes sociais em relação ao ambiente são essenciais. Estas pesquisas podem dar suporte para a criação de modelos de gestão ambiental por analisar as populações locais e ainda indicar o caminho para a criação de programas de educação ambiental.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.