DO TEÓRICO PARA O PRÁTICO: OFICINAS INFORMATIVAS E O PLANTIO DE ÁRVORES EM ITUIUTABA - MG
Mots-clés :
Áreas verdes, arborização urbana, ensino, extensãoRésumé
No âmbito das discussões sobre os problemas ambientais, destacamos neste texto o caso das áreas verdes urbanas que, diante da degradação e pelo exíguo espaço que lhes é destinado nos centros urbanos, passam a desempenhar importante papel neste contexto. Considerando essa problemática, idealizamos uma relação de modo mais efetivo entre teoria e prática, ou seja, um projeto de extensão, no sentido de contribuir juntamente com as escolas, com o poder público municipal e com a comunidade, para ações que pudessem trazer subsídios para a melhoria do ambiente urbano, de forma coletiva, especificamente na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. A partir da experiência com escolas da rede pública de ensino, foi possível alcançar resultados importantes, uma vez que os alunos, além de participarem das oficinas informativas e de conscientização, fizeram parte do projeto por meio de atividades práticas, como a execução do plantio das mudas de árvores nos espaços públicos da cidade. Tais atividades, que conciliam teoria e prática, são relevantes a partir do momento em que se coloca o aluno perante uma realidade concreta e, principalmente, na condição de sujeito que constrói determinada realidade ativamente, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da coletividade.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.