PROTEGER A NATUREZA OU OS RECURSOS NATURAIS? IMPLICAÇÕES PARA AS PO PULAÇÕES TRADICIONAIS
Mots-clés :
natureza, conservação, populações tradicionaisRésumé
Muitas das Unidades de Conservação Ambiental existentes hoje no Brasil e no mundo foram criadas em territórios de populações tradicionais camponesas, dando início a um processo de expropriação de suas terras, modo de vida e cultura. Este processo de expropriação tem sido um importante foco de pesquisa sobre o qual vários especialistas têm-se debruçado como agrônomos, antropólogos, biólogos e também os geógrafos, pois se trata da oportunidade de discutir as relações entre homem, natureza e sociedade, além de ser revelador de embates entre modos de vida. No presente texto buscamos evidenciar que o campo brasileiro contém uma grande diversidade, tanto de paisagens e produtos, quanto de culturas, modos de vida, de indivíduos que em cada parte do país vivenciam a natureza de forma particular, e que isto longe de ser um problema é uma possibilidade de implementação de novas formas de proteção da natureza.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.