Climatologia: uma abordagem em sala de aula
Mots-clés :
ensino de Geografia, metodologia de ensino, climatologia em sala de aula.Résumé
O ensino de Geografia vem experimentando metodologias alternativas a fim de torná-lo mais atraente aos alunos. O desafio do licenciado, por vezes limitado pelas dificuldades estruturais das escolas e pela própria resistência dos alunos, reside na busca de interagir com o educando dentro de sua realidade cotidiana. Este artigo apresenta uma maneira de abordar assuntos como climatologia em sala de aula com o uso de planilhas eletrônicas. O trabalho foi desenvolvido no laboratório de informática da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, de Campo Bom, RS a partir de dados climatológicos deste município, referentes ao período compreendido entre os anos de 1985 e 2010. Os dados foram manipulados pelos alunos a fim de comparar os resultados obtidos com dados divulgados em trabalhos científicos e pela mídia em geral. Paralelamente, os estudantes foram incentivados a buscar opiniões junto a antigos e jovens moradores do município sobre questões relacionadas. Ao final dos trabalhos, percebeu-se a empolgação da quase totalidade dos alunos a partir do engajamento e das respostas dos mesmos frente aos desafios propostos. Os estudantes também puderam compreender a complexidade dos fenômenos climáticos, suas relações com a Geografia e sua importância na vida cotidiana. Certamente estes alunos passarão a encarar as aulas de Geografia de maneira bastante diferente.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.