RESSIGNIFICANDO O SEMIÁRIDO

a visão de alunos da educação básica de uma escola na Zona Norte de Natal/RN

Autores/as

Resumen

O presente artigo, de cunho educacional, objetiva compreender a percepção que alunos da Educação Básica de Natal/RN possuem sobre o semiárido potiguar. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e empírica. A atividade de campo ocorreu na Escola Estadual Professor Antônio Fagundes, localizada na zona administrativa norte de Natal, e teve como público-alvo alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais. Os resultados demonstram que o semiárido é uma construção vaga para os alunos, que não conseguem articular as informações do livro didático à realidade deste território, assim como acionar os conceitos geográficos para compreender o semiárido enquanto parte integrante do Rio Grande do Norte. O imagético predominante reforça os estereótipos criados e disseminados pelos meios de comunicação, sendo necessário trabalhar o ‘‘semiárido enquanto lugar’’ dando sentido ao semiárido como região.

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Biografía del autor/a

  • Aldeíze Bonifácio da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Bacharel, Licenciada e Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com ênfase nas áreas de Geografia Econômica, Geografia Urbana e Geografia Ambiental, subárea Dinâmica Socioambiental e Reestruturação do território, linha de pesquisa Território, Estado e Planejamento. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, discente do curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e professora de geografia na rede pública e privada de ensino. Com interesse em pesquisas que envolvam Dinâmicas Socioambientais, Território, Redes, Estado e Planejamento, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Metodologias e Práticas de Ensino.

  • Antônio Virginio Martins Neto, IFRN

    Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN); Mestre em Inovação em Tecnologias Educação pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN com o titulo Geocenários Digitais: uma abordagem inovadora para o ensino de Geografia. Atualmente, professor/tutor a distância no IFRN.

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Publicado

2025-10-15

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles

Cómo citar

RESSIGNIFICANDO O SEMIÁRIDO: a visão de alunos da educação básica de uma escola na Zona Norte de Natal/RN. (2025). Caderno Prudentino De Geografia, 1(47), 421-442. https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/11100