RESSIGNIFICANDO O SEMIÁRIDO
a visão de alunos da educação básica de uma escola na Zona Norte de Natal/RN
Resumen
O presente artigo, de cunho educacional, objetiva compreender a percepção que alunos da Educação Básica de Natal/RN possuem sobre o semiárido potiguar. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e empírica. A atividade de campo ocorreu na Escola Estadual Professor Antônio Fagundes, localizada na zona administrativa norte de Natal, e teve como público-alvo alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais. Os resultados demonstram que o semiárido é uma construção vaga para os alunos, que não conseguem articular as informações do livro didático à realidade deste território, assim como acionar os conceitos geográficos para compreender o semiárido enquanto parte integrante do Rio Grande do Norte. O imagético predominante reforça os estereótipos criados e disseminados pelos meios de comunicação, sendo necessário trabalhar o ‘‘semiárido enquanto lugar’’ dando sentido ao semiárido como região.
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