TRABALHO INFORMAL:

um estudo de caso através dos catadores de materiais recicláveis de Campo Grande - MS

Autores/as

  • Gabriel Parente de Aquino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Emanuele Minatti Universidade de São Paulo
  • Marcelino de Andrade Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo entender as relações de trabalho dos trabalhadores que tem como sua atividade econômica a catação de resíduos sólidos recicláveis. Sabemos que o trabalho dos catadores é caracterizado pelas relações informais e precárias com os agentes que compõe o circuito econômico da reciclagem, neste sentido, realizamos um debate com teorizações sobre a informalidade, para que após isso o assunto do próprio circuito econômico, seus agentes e objetos conceituais pudessem ser abordados com clareza. Os métodos utilizados seguem na sequência, nos dando base para descrever e analisar os dados que obtemos através de nosso trabalho de campo, tornando possível analisar o contexto em que esses trabalhadores se inserem no dia a dia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 1. ed, São Paulo, Boitempo Editorial, 1999.

CHAGAS, E. F. A natureza dúplice do trabalho em Marx: trabalho útil-concreto e trabalho abstrato. Outubro Revista, v. 19, n, 4, 2010..

FILARDI, F; SIQUEIRA, E. S; BINOTTO, E. Os catadores de resíduos e a responsabilidade sócio-ambiental: a percepção sobre o seu lugar social.

Revista de Gestão Social e Ambiental- RGSA, São Paulo, v. 5, n. 3, pág. 17-35 set./dez. 2011.

GONÇALVES, M. A. O trabalho no lixo. Presidente Prudente, 2006. Tese de doutorado - Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Estadual Paulista.

MALAGUTI, M. L. Crítica à razão informal: a imaterialidade do salariado. São Paulo, Boitempo Editorial, 2000.

MELO, J, A. Trabalho informal dos catadores de material reciclável: relações de exploração e subordinação ao capital e Estado. João Pessoa, 2011. Dissertação de mestrado - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal da Paraíba.

TROMBETA, L. R. O trabalho dos catadores de materiais recicláveis: da precarização à organização do trabalho. Revista Pegada, vol. 13, n, 01, pág. 55-75, jun. 2012.

Publicado

2025-08-14

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles

Cómo citar

TRABALHO INFORMAL:: um estudo de caso através dos catadores de materiais recicláveis de Campo Grande - MS. (2025). Caderno Prudentino De Geografia, 1(47), 303-323. https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/10179