MAPAS MENTAIS, O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS DE BELO MONTE
a experiência com alunos de 6º Ano da escola João e Maria (RUC São Joaquim), Altamira (PA)
Palabras clave:
Mapas Mentais, Ensino Remoto, Hidrelétrica de Belo Monte, Altamira, Reassentamentos Coletivos Urbanos.Resumen
Altamira é uma cidade da fronteira amazônica onde é possível observar diretamente o avanço do capital a partir da dimensão espacial. Sendo uma dessas materializações do movimento do capital a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Dotada de uma racionalidade em muito alheia ao local, a usina provocou uma série de transformações socioespaciais na cidade e na região. Nesse artigo buscaremos refletir sobre esse processo de mudanças provocadas pela usina na escala da cidade. Para tanto, recorremos a cartografia no intuito de compreender quais os efeitos das mudanças provocadas por Belo Monte. Os sujeitos da análise são os alunos do 6º ano da Escola João e Maria, no RUC São Joaquim, na cidade de Altamira. E nossa hipótese é a de que: com a instalação da obra, ocorram alterações nas bases materiais dos alunos que podem ser visualizadas pelos mapas mentais produzidos por eles. E devido ao isolamento social forçado pela degradação das condições sanitárias a metodologia teve que ser adaptada ao ensino remoto.Descargas
Citas
ALTAMIRA. Secretária municipal de educação – SEMED. Matriz Curricular municipal – Geografia anos finais. Altamira/PA, 2021.
ARCHELA, Roseli; GRATÃO, Lúcia; TROSTDORF, Maria. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Geografia, Londrina, v. 13, n. 1, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www2.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 20 out. 2021.
BRASIL. Resumo Técnico: resultado dos indicies de desenvolvimento educação básica. MEC/INEP 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2019/resumo_tecnico_ideb_2019_versao_preliminar.pdf. Acesso em: 25/06/2021.
BROTTON, Jerry. Uma história do mundo em doze mapas. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, 562 p.
CONCEIÇÃO, Ronicleici Santos da; HERRERA, José Antônio; CARVALHO, Gleiciely Barroso. A desterritorialização das crianças e dos adolescentes face à UHE Belo Monte: uma análise a partir dos RUC São Joaquim e Laranjeiras em Altamira-PA. Nova Revista Amazônica. v. VII, n. 03, dez., 2019.
EMEIF JOÃO E MARIA (Altamira). Secretaria Municipal de Educação. Sem título. Altamira, 02 abr. 2021. Facebook: Emeif Joaoemaria. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=466384224511606&set=pb.100034200973187.-2207520000..&type=3. Acesso em: 23 mar. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018, 143 p.
HARLEY, John Brian. Deconstructing the map. Cartographical. v. 26, n. 2, Toronto: University of Toronto Press, 1989, p. 1-20.
HARLEY, John Brian. A nova história da cartografia. In: UNESCO. O correio da UNESCO. Ano 19, n. 8. Paris: UNESCO, 1991, p. 1-20.
JOLY, Fernand. A cartografia. Campinas: Papirus, 2004, 136 p.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008, 285 p.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858, esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011, 788 p.
MIRANDA NETO, José Queiroz de. Reassentamento da população urbana diretamente afetada pelo empreendimento hidrelétrico de Belo Monte em Altamira-PA. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 02, n. 13, 2014, pp. 43-57.
MIRANDA NETO, José Queiroz de. Os nexos de re-estruturação da cidade e da rede urbana: o papel da Usina Belo Monte nas transformações espaciais de Altamira-PA e em sua região de influência. 378 f. Tese (doutorado), PPGG, UNESP, 2016a.
MIRANDA NETO, José Queiroz de. Visão geral do RUC São Joaquim. 2016b. 1 fotografia.
PARO. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011, 248 p.
PEREIRA, Dayse Leite. O espaço sob uma perspectiva infantil: um estudo no Reassentamento Urbano Coletivo São Joaquim em Altamira/Pará. 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021.
RICHTER, Denis; FARIA, Gislaine Garcia de. Conhecimento Geográfico e Cartografia: produção e análise de mapas mentais. Ateliê Geográfico, v.5, n.1, p.253-259, 2011.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006, 260 p.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 2002, 285 p.
SAVIANI. Demerval. Estado e democracia. Campinas. SP: Autores Associados, 2008, 112 p.
SILVA, Samuel Santos. O ensino de Cartografia no Estágio Investigativo: Experiência com Mapa mental. In: Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), João Pessoa/PB, 2018.
SOMBRA, Daniel et al. Cartografia temática e cartografia participativa: contribuições para uma abordagem materialista do tripé ensino-pesquisa-extensão. In: LEMOS, Flávia Cristina Silveira (org.). Formação em psicologia social e sociologias insurgentes: tramas históricas em educação libertária transversalidade e criação. Curitiba: Editora Crv, 2021. p. 289-315.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.