MAPAS MENTAIS, O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS DE BELO MONTE

a experiência com alunos de 6º Ano da escola João e Maria (RUC São Joaquim), Altamira (PA)

Autores/as

  • Mateus Monteiro Lobato Universidade Federal do Pará, UFPA, Altamira, Pará, Brasil.
  • Samuel Santos Silva SEMEC/Prefeitura Municipal de Altamira
  • Áurea Andrezza Silva dos Santos SEDUC/Governo do Estado do Pará
  • Rosângela Maria da Silva SEMEC/Prefeitura Municipal de Altamira

Palabras clave:

Mapas Mentais, Ensino Remoto, Hidrelétrica de Belo Monte, Altamira, Reassentamentos Coletivos Urbanos.

Resumen

Altamira é uma cidade da fronteira amazônica onde é possível observar diretamente o avanço do capital a partir da dimensão espacial. Sendo uma dessas materializações do movimento do capital a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Dotada de uma racionalidade em muito alheia ao local, a usina provocou uma série de transformações socioespaciais na cidade e na região. Nesse artigo buscaremos refletir sobre esse processo de mudanças provocadas pela usina na escala da cidade. Para tanto, recorremos a cartografia no intuito de compreender quais os efeitos das mudanças provocadas por Belo Monte. Os sujeitos da análise são os alunos do 6º ano da Escola João e Maria, no RUC São Joaquim, na cidade de Altamira. E nossa hipótese é a de que: com a instalação da obra, ocorram alterações nas bases materiais dos alunos que podem ser visualizadas pelos mapas mentais produzidos por eles. E devido ao isolamento social forçado pela degradação das condições sanitárias a metodologia teve que ser adaptada ao ensino remoto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mateus Monteiro Lobato, Universidade Federal do Pará, UFPA, Altamira, Pará, Brasil.

Bacharel/Licenciado em Geografia e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA, ambos pela UFPA, e Doutorado em Geografia pela UNESP-PP

Samuel Santos Silva, SEMEC/Prefeitura Municipal de Altamira

Graduação em Geografia (UFT).

Áurea Andrezza Silva dos Santos, SEDUC/Governo do Estado do Pará

Graduação em Pedagogia e mestra em Educação (UFPA)

Rosângela Maria da Silva, SEMEC/Prefeitura Municipal de Altamira

Graduação em Pedagogia.

Citas

ALTAMIRA. Secretária municipal de educação – SEMED. Matriz Curricular municipal – Geografia anos finais. Altamira/PA, 2021.

ARCHELA, Roseli; GRATÃO, Lúcia; TROSTDORF, Maria. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Geografia, Londrina, v. 13, n. 1, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www2.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Resumo Técnico: resultado dos indicies de desenvolvimento educação básica. MEC/INEP 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2019/resumo_tecnico_ideb_2019_versao_preliminar.pdf. Acesso em: 25/06/2021.

BROTTON, Jerry. Uma história do mundo em doze mapas. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, 562 p.

CONCEIÇÃO, Ronicleici Santos da; HERRERA, José Antônio; CARVALHO, Gleiciely Barroso. A desterritorialização das crianças e dos adolescentes face à UHE Belo Monte: uma análise a partir dos RUC São Joaquim e Laranjeiras em Altamira-PA. Nova Revista Amazônica. v. VII, n. 03, dez., 2019.

EMEIF JOÃO E MARIA (Altamira). Secretaria Municipal de Educação. Sem título. Altamira, 02 abr. 2021. Facebook: Emeif Joaoemaria. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=466384224511606&set=pb.100034200973187.-2207520000..&type=3. Acesso em: 23 mar. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018, 143 p.

HARLEY, John Brian. Deconstructing the map. Cartographical. v. 26, n. 2, Toronto: University of Toronto Press, 1989, p. 1-20.

HARLEY, John Brian. A nova história da cartografia. In: UNESCO. O correio da UNESCO. Ano 19, n. 8. Paris: UNESCO, 1991, p. 1-20.

JOLY, Fernand. A cartografia. Campinas: Papirus, 2004, 136 p.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008, 285 p.

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858, esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011, 788 p.

MIRANDA NETO, José Queiroz de. Reassentamento da população urbana diretamente afetada pelo empreendimento hidrelétrico de Belo Monte em Altamira-PA. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 02, n. 13, 2014, pp. 43-57.

MIRANDA NETO, José Queiroz de. Os nexos de re-estruturação da cidade e da rede urbana: o papel da Usina Belo Monte nas transformações espaciais de Altamira-PA e em sua região de influência. 378 f. Tese (doutorado), PPGG, UNESP, 2016a.

MIRANDA NETO, José Queiroz de. Visão geral do RUC São Joaquim. 2016b. 1 fotografia.

PARO. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011, 248 p.

PEREIRA, Dayse Leite. O espaço sob uma perspectiva infantil: um estudo no Reassentamento Urbano Coletivo São Joaquim em Altamira/Pará. 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021.

RICHTER, Denis; FARIA, Gislaine Garcia de. Conhecimento Geográfico e Cartografia: produção e análise de mapas mentais. Ateliê Geográfico, v.5, n.1, p.253-259, 2011.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006, 260 p.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 2002, 285 p.

SAVIANI. Demerval. Estado e democracia. Campinas. SP: Autores Associados, 2008, 112 p.

SILVA, Samuel Santos. O ensino de Cartografia no Estágio Investigativo: Experiência com Mapa mental. In: Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), João Pessoa/PB, 2018.

SOMBRA, Daniel et al. Cartografia temática e cartografia participativa: contribuições para uma abordagem materialista do tripé ensino-pesquisa-extensão. In: LEMOS, Flávia Cristina Silveira (org.). Formação em psicologia social e sociologias insurgentes: tramas históricas em educação libertária transversalidade e criação. Curitiba: Editora Crv, 2021. p. 289-315.

Publicado

2023-05-25

Cómo citar

Monteiro Lobato, M., Santos Silva, S., Andrezza Silva dos Santos, Áurea, & Maria da Silva, R. (2023). MAPAS MENTAIS, O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS DE BELO MONTE: a experiência com alunos de 6º Ano da escola João e Maria (RUC São Joaquim), Altamira (PA). Caderno Prudentino De Geografia, 1(45), 77–93. Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9202

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles