NECROPOLÍTICA, RACISMO E GOVERNO BOLSONARO
Palabras clave:
Necropolítica, Racismo, Biopolítica, Bolsonaro, MilíciaResumen
O artigo se propõe fazer uma análise, acerca da conjuntura nacional, voltada à crise social, cultural, econômica e política hoje vivida e que está marcada sob o signo da raça. Portanto, este texto pretende pensar os signos da crise que se experiencia, na atualidade, por meio do conceito de necropolítica, do filósofo camaronês Achille Mbembe. O conceito de necropolítica pode ser utilizado como importante ferramenta de reflexão sobre as questões contemporâneas do país, especialmente, no cenário de ascensão conservadora e de extrema-direita, que se vive após a eleição de Jair Messias Bolsonaro, e é nesse sentido que ele será aplicado à análise da conjuntura, buscando no texto de Mbembe as possibilidades de pensar o Brasil e o aprofundamento das tensões raciais diante da necropolítica do governo Bolsonaro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.