O USO E COBERTURA DAS TERRAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO TAQUARAL, BONITO, MATO GROSSO DO SUL
Palabras clave:
Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Lavouras de soja, vegetação florestal, recursos hídricos.Resumen
Este estudo teve por objetivo analisar, de forma multitemporal, o uso e cobertura das terras nos anos de 1984 e 2017 na bacia hidrográfica do córrego Taquaral, Bonito/MS, auxiliando na identificação de possíveis problemas ambientais decorrentes da supressão da vegetação e aumento das áreas de lavouras nas proximidades da Serra da Bodoquena, fato que é característico na região de Bonito desde o início do século XXI. Para tanto, utilizou-se imagens de satélite com o auxílio dos softwares Spring 5.2.7 (INPE) e ArcGis 10® (ESRI). Diante disso, a supressão da vegetação florestal foi evidente, por mais que ainda permaneça com predominância devido à preservação do Parque Nacional - PARNA da Serra da Bodoquena, nota-se uma substituição da vegetação florestal e pastagens para lavouras de soja que abastecem o mercado global de commodities, trazendo uma pressão sobre o PARNA. Concluindo que essas alterações se tornam preocupantes para a preservação da vegetação ainda existente, além de provocar alterações no abastecimento dos mananciais da bacia hidrográfica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.