REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS DE ANÁLISE ESPACIAL DA CRIMINALIDADE

Autores/as

  • Cintia Helenice Löper Aires Universidade Federal de Pelotas
  • Erika Collischonn Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Geografia do Crime, Espaço Urbano, Análise Criminal e Segurança Pública.

Resumen

O aumento da criminalidade nos centros urbanos é evidenciado nos Anuários Brasileiros de Segurança Pública.Violência e criminalidade estão sendo amplamente discutidas em diferentes áreas do conhecimento e sob diferentes enfoques. Neste artigo, é apresentada uma revisão de literatura voltada aos estudos que tratam de análises espaciais da criminalidade.Como procedimento metodológico realizou-se um levantamento bibliográfico sistemático nos Anais dos Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE), de 2003 a 2018, e em artigos do Google Acadêmico publicados depois de 2015. A primeira busca foi focada aos trabalhos da área da geografia, enquanto a segunda esquadrinhou publicações de diversas áreas, possibilitando uma leitura multidisciplinar. Desta plataforma, foram escolhidos 15 artigos, a partir dos critérios de busca estabelecidos, e 4 dos Anais do ENAPEGE.A maioria dos estudos relacionam a criminalidade com o aparelhamento urbano e as condições de vida das pessoas e concluem que a análise do espaço tem contribuído para o entendimento da relação espaço e crime. Porém, constatou-se nos artigos certa falta de precisão nas terminologias, uma confusão entre crime e violência e pouca explanação metodológica relacionada à análise espacial com uso de cartografia e sistemas de informações geográficas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cintia Helenice Löper Aires, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2008), atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, agricultura familiar, relações sociais de Trabalho e pluriatividade. E Especialização em Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2011), atuando com o tema: Agricultura familiar e as Relações Sociais de Trabalho: um estudo sobre a pluriatividade e o papel da mulher na manutenção da unidade familiar na Vila Freire - Cerrito/RS. Atualmente, sou mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas, com pesquisa dirigida a análise criminal e sua relação com o espaço e participo do grupo de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Sociologia " Configurações e tencionamento das dinâmicas do crime e das ações coletivas no Brasil contemporâneo". Atuo profissionalmente como geógrafa no Observatório de Segurança, vinculado a Secretaria Municipal de Segurança do Município de Pelotas/RS.

Erika Collischonn, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado (1998) e doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia geográfica, ensino de climatologia, geocartografia nas áreas de saúde e segurança pública. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa "Espaço e Saúde" (UFPR/Curitiba). Integra a equipe de professores do Laboratório de Estudos Aplicados em Geografia Física - LEAGEF/UFPEL.

Publicado

2021-05-24

Cómo citar

Aires, C. H. L., & Collischonn, E. (2021). REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS DE ANÁLISE ESPACIAL DA CRIMINALIDADE. Caderno Prudentino De Geografia, 2(43), 9–28. Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7518

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles